fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:07 Sem categoria

Fisioterapeuta dá dicas de como evitar lesões

(Reportagem da Web Rádio Saúde. Confira áudio e programação ao vivo)

Tempo do áudio – 1min53seg

TEC/REPÓRTER:Com a chegada do verão muita gente tenta correr atrás do tempo perdido e, para entrar em forma,  acaba exagerando na carga e frequência dos exercícios físicos. Os resultados são dores por todo o corpo e risco de contusões. A fisioterapeuta do INTO, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Elina Monteiro explica que toda atividade física deve ser orientada por um profissional da área da saúde. Ela alerta para os possíveis riscos no abuso da malhação.

TEC/SONORA: fisioterapeuta do INTO, Elina Monteiro

“O que acontece é que as pessoas estão querendo resultados rápidos, então o risco disso, muitas das vezes são dores lombares, tendinites, lesões em ligamentos porque a pessoa acaba pegando muito peso e acaba que a musculatura não está preparada. Então pode ter distenções musculares porque não alongou direito, não aqueceu aquela musculatura. São várias as lesões decorrentes de uma atividade não orientada, ou feita de forma incorreta, não preparou aquele músculo.” 

TEC/REPÓRTER:A fisioterapeuta, Elina Monteiro dá dicas para evitar lesões em função do abuso de exercícios físicos.

TEC/SONORA:fisioterapeuta do INTO, Elina Monteiro

“Uma coisa essencial e muito importante é fazer alongamento normalmente, depois de um treino, depois de uma atividade. Praticar uma atividade física que não seja em excesso, que não aumente o risco de lesões. Na verdade a pessoa tem que se identificar com o tipo de atividade e não exceder na quantidade. A musculação na verdade ela tem que ser praticada de uma forma que você não cause lesões na musculatura, gradualmente você vai aumentando aquele peso ou aquela quantidade de peso que você está elevando.”

TEC/REPÓRTER:Elina Monteiro alerta ainda que os riscos podem ser bem maiores para pessoas que nunca praticaram atividade física ou estão paradas há muito tempo. Segundo ela, as lesões causadas pelo excesso de exercícios sem preparação podem acabar na mesa de cirurgia.

Reportagem, Amanda Mendes.

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde – Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/3842/162/fisioterapeuta-da-dicas-de-como-evitar-lesoes.html

Close