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Por 22:25 Sem categoria

Banco Itaú Unibanco impõe horário sem negociação

Sindicato fecha agências do Itaú no centro de Curitiba

Os dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curiitba e Região estiveram em frente às agências do Itaú de Curitiba, nesta sexta-feira, 27 de janeiro, daquelas que estão participando do Projeto Corredor, piloto para o resto do país que pretende ampliar o atendimento de correntistas, com abertura às 8 horas e fechamento às 20 horas.

O banco implantou a medida sem consultar a sociedade, os trabalhadores dessas agências e o Sindicato. “O protesto é contra a truculência do Itaú, que muda o horário e a rotina de seus funcionários sem ao menos consultá-los, gerando, ainda, desvio de função”, disse Otávio Dias em frente a uma das agências que permanecem fechadas.

O presidente do Sindicato chamou a atenção das pessoas que passavam nas ruas ao lembrar que a extensão do horário de atendimento beneficia somente o correntista. Quem não tem cartão, não entra. “Esperamos que a sociedade curitibana rejeite essa medida e dê o seu recado ao banco”, finaliza.

O Sindicato ficará em frente à agência até às 20 horas ou até a administração do banco procurar a entidade para liberar os bancários de prestar atendimento.

Por: Paula Padilha

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Itaú amplia atendimento, mas não gera emprego

BANCO PRETENDE MANTER AGÊNCIAS ABERTAS DAS 8H ÀS 20H PARA ATENDIMENTO DE CORRENTISTAS, MAS NÃO PREVÊ AUMENTO DE BANCÁRIOS TRABALHANDO

O Itaú começou a pôr em prática nesta quinta-feira, 26 de janeiro, um projeto piloto, chamado Projeto Corredor, que tem como objetivo oferecer atendimento das 8h às 20h. Segundo o que foi anunciado, dois pares de agências em Curitiba irão adotar um novo horário de funcionamento, das 8h às 16h e das 12h às 20h. As agências são: XV de Novembro (Rua 15 de novembro, 332) e Rua das Flores (Rua 15 de novembro, 299); Santo Amaro (Rua Marechal Deodoro, 71) e Marechal (Av. Marechal Floriano Peixoto, 360). O projeto prevê ainda que, após as 16h, serão atendidos somente correntistas pessoa física do Itaú.

Apesar da aparente comodidade proporcionada aos clientes, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região está questionando a forma como o projeto foi posto em prática: embora o horário de atendimento tenha sido duplicado, o Itaú não alterou o quadro de funcionários, ou seja, está aumentando a demanda de trabalho sem gerar novos empregos. Além da sobrecarga, existem preocupações com os desvios de função, a infra-estrutura e, sobretudo, com a segurança de trabalhadores e usuários. O Sindicato também é contra todo e qualquer tipo de discriminação no atendimento no sistema financeiro. Conforme determina a Resolução 3.694 do CMN, é proibido impedir o acesso de qualquer pessoa aos serviços bancários.

Por: Renata Ortega

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

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