fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:03 Sem categoria

Presidenta Dilma defende política de coalizão ampla do governo

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (2) a política de coalizão do governo ao dar posse ao senador do PRB, Marcelo Crivella (RJ), no cargo de ministro da Aquicultura e Pesca. “A constituição de alianças políticas é fundamental para que o Brasil seja administrado, governado de forma democrática e, ao mesmo tempo, que o governo represente os interesses da nação”. E mandou um recado para os críticos: “não há contradição em governar baseado em uma coalizão. Isso só é contraditório para aqueles que não percebem que é possível e necessário, quando se chega ao governo eleito pelo voto popular, falar para todos os brasileiros”.

Segundo Dilma, a chegada de Crivella significa o reconhecimento do PRB na grande coalização que se estruturou em torno do governo dela. E representa, também, o retorno do partido à aliança que, no mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, foi representado pelo ex-vice-presidente José Alencar. “Crivella passa a ser integrante do governo e tenho certeza do apoio dele no esforço conjunto para a realização de grandes tarefas”, disse Dilma.

A presidenta se emocionou e ficou com a voz embargada ao agradecer o trabalho do ministro que saiu, Luiz Sérgio. Deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro, Luiz Sérgio reassumirá o mandato na Câmara Federal. “Nós temos certeza de que, ao longo do caminho, muitas vezes somos obrigados a prescindir de grandes colaboradores”, lamentou a presidenta.

Edição: Vinicius Doria

» Leia também:Ao assumir ministério, Crivella diz que falta de engenheiros de pesca é um dos entraves do setor

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://agenciabrasil.ebc.com.br

======================================

Sexta-feira, 2 de março de 2012 às 13:07

Na posse de Crivella, presidenta Dilma defende coalizão de partidos e a volta do PRB ao governo

Sexta-feira, 2 de março de 2012 às 13:07

Na posse de Crivella, presidenta Dilma defende coalizão de partidos e a volta do PRB ao governo

Presidenta Dilma Rousseff empossa o novo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em cerimônia no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (2) a coalizão de partidos que apoia seu governo e afirmou que a posse do novo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, marca a volta do PRB à base aliada. Segundo ela, a presença do partido do ex-vice-presidente José Alencar no seu governo fortalece a convicção de que um governo de coalizão é um governo para todos. A presidenta explicou que a formação de alianças políticas é essencial para que o Brasil seja governado de forma democrática e o represente os interesses da Nação.

“O presidente, ao chegar ao governo, tem o dever constitucional de governar para todos, inclusive para aqueles que não votaram nele, e ao mesmo tempo se apoia numa coalizão de partidos e isso não é contraditório. Só é contraditório para aqueles que não percebem que é possível e é necessário quando se chega ao governo eleito pelo voto popular falar para todos os brasileiros e brasileiras mesmo que você se apoie numa coalizão”, disse a presidenta.

Emocionada, ela agradeceu ao ex-ministro Luiz Sérgio e rendeu homenagem a José Alencar, que definiu como um brasileiro que encantou a todos, honrou o PRB, dignificou o governo e engrandeceu a Nação.

“Deixou um exemplo de abnegação e amor à atividade política, mas sobretudo uma homenagem à vida. O PRB de José Alencar e do Marcelo Crivella não podia ficar fora do meu governo. O PRB está apenas voltando.”

José Alencar também foi homenageado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, na cerimônia de posse realizada no Palácio do Planalto.

“Se ele hoje estivesse aqui estaria satisfeito ao ver o seu PRB assumir uma pasta ligada ao setor produtivo, ao qual ele devotou sua vida exemplar, ensinando com a sua biografia que a riqueza é fruto do trabalho, não da especulação financeira”, disse Crivella.

Seu antecessor, o deputado Luiz Sérgio destacou no discurso de despedida o potencial ainda não explorado da produção pesqueira no Brasil. Segundo ele, embora o consumo de pescado no país tenha crescido 34% entre 2006 e 2010, ainda falta um longo caminho para o desenvolvimento do setor. Para o ex-ministro, é preciso ampliar o uso dos reservatórios para a criação de peixes e investir mais na melhoria tecnológica da frota pesqueira.

“Longe de desanimar, esses dados devem se servir de estímulo. O que esses números nos dizem é que estamos diante de uma grande janela de oportunidade que não pode ser desperdiçada. Temos um enorme mercado consumidor interno a ser desbravado e podemos disputar mercados internacionais.”

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://blog.planalto.gov.br/na-posse-de-crivella-presidenta-dilma-defende-coalizao-de-partidos-e-a-volta-do-prb-ao-governo/

Close