fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:33 Sem categoria

Aumento de escolaridade amplia mercado de trabalho formal, diz Ipea

O aumento da escolaridade contribuiu para a redução da informalidade no mercado de trabalho brasileiro nos últimos dez anos, informou o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Néri, nesta segunda-feira (26).
A informalidade, que havia crescido no País entre os anos 1990 e início dos anos 2000, voltou para o patamar do final da década de 1980, afirma o instituto.Confirmando a tendência, o emprego formal dobrou nos últimos oito anos e, atualmente, o país gera 1,5 milhão de empregos por ano.

Durante seminário sobre a formalização da economia, na sede do Ipea, no Rio de Janeiro, Neri disse ainda que na década de 1990, 16% das crianças entre 7 e 14 anos estavam fora da escola. Na primeira década do século 21, esse número caiu para 4% e, dez anos depois, a porcentagem não chega a 2%.

Mesmo com as oscilações na economia, a formalização do trabalho tende a crescer com o passar dos anos. “O Brasil viveu durante muitos anos oscilações. A economia crescia em um ano e decrescia em outro. A desigualdade caiu muito no Plano Cruzado e depois voltou a aumentar. A formalidade permanece forte e eu acho isso algo surpreendente”, ressaltou o presidente do Ipea.

Fonte: Sul21 com Agência Brasil

Close