fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:59 Sem categoria

Ministros pedem apoio de prefeitos para cumprimento de políticas públicas

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  A ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Maria do Rosário pediu hoje (29) aos novos prefeitos e prefeitas, reunidos em Brasília desde ontem, que tenham atenção especial para a existência do trabalho escravo e a prática de tortura em suas regiões.

Maria do Rosário foi um dos ministros do governo da presidenta Dilma Rousseff que compareceram ao Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, para apresentar ações de governo aos dirigentes municipais e pedir apoio para cumprimento de políticas públicas.

A ministra da SDH defendeu também que as cidades organizem comitês para discutir o problema das populações que vivem na rua, procurando convergir políticas assistenciais em seu favor nas áreas da saúde, da educação e da habitação.

Ao apresentar as ações da secretaria aos prefeitos, Rosário destacou o Programa Viver Sem Limite, idealizado pela pasta com a participação de 15 ministérios,  que visa a melhorar a qualidade de vida de 45 milhões de brasileiros que têm deficiências físicas.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, por sua vez, ressaltou no encontro dos prefeitos que “há descrédito dos gestores municipais no que se refere à violência contra a mulher”, quando dizem que o problema não envolve números expressivos. “Trata-se de problema que requer atenção especializada”, defende a ministra, pois “difere da violência doméstica”.

Os prefeitos também tiveram a presença da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) disse aos prefeitos que “a desigualdade racial continua sendo uma realidade chocante no país e envolve a necessidade de se criar uma nova geração de políticas públicas” nessa direção.

Segundo ela “os municípios precisam fortalecer os comitês de igualdade racial, pois é preciso se chegar a uma  mudança de mentalidade. Há municípios em que a população negra integra 70% da massa que está na miséria”, disse. Luiza Bairros lembrou que 20 mil jovens negros são mortos por ano no país, sem que a mídia dê ênfase. Isso mostra, de acordo com ela, que “as pessoas desvalorizam  o ser humano de pele negra”.

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, também falou aos prefeitos, aos quais pediu que fizessem um mandato de aproximação com o povo. Segundo ele, a pior atitude de um gestor público é a de ficar trancado no gabinete. “Convivendo com a população, os governos têm a oportunidade de ouvir”.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito àAgência Brasil.

Notícia colhida no sítio http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-29/ministros-pedem-apoio-de-prefeitos-para-cumprimento-de-politicas-publicas

Leia também:

Ministro diz a prefeitos que redução do IPI é temporária

Prefeitos chegam a Brasília com lista de reivindicações

Dilma está certa de que novos investimentos vão melhorar vida nos municípios

Dilma diz que não admite tratamento discriminatório por questões ideológicas

Compensação de dívidas de municípios com a Previdência começará em março, anuncia Dilma

Mercadante reconhece dificuldade para estados e municípios pagarem piso do magistério

Close