fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:33 Bradesco

Encontros nacionais de funcionários do Itaú e Bradesco abrem nesta terça

A Contraf-CUT abre nesta terça-feira (2) os encontros nacionais dos funcionários do Itaú e do Bradesco. Até quinta (4) os participantes discutem temas importantes e definem as pautas específicas de reivindicações dos trabalhadores dos dois bancos privados e as estratégias para fortalecer a mobilização, a fim de avançar nas negociações permanentes e ampliar as conquistas dos bancários.

Os dois encontros reúnem dirigentes de sindicatos e federações de todo país. Os trabalhadores do Itaú se encontram no Rancho Silvestre (Estrada Votorantim, 700), no município de Embu (SP) e os do Bradesco, no HotelFazenda Hípica Atibaia (Estrada Guaxinduva, 1145), no município de Atibaia (SP).

“Com esses dois importantes encontros, vamos fortalecer ainda mais a organização e mobilização dos funcionários dos bancos privados, a exemplo do que ocorre há muitos anos com os bancos públicos, visando intensificar as lutas específicas e gerais dos bancários, buscando garantir um empregodecente com respeito e dignidade para todos os trabalhadores”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

Itaú

O encontro será dividido em quatro eixos temáticos: remuneração e emprego; saúde e condições de trabalho; previdência complementar; e plano deassistência médica.

Estarão em debate os principais temas que atingem os trabalhadores do banco que mais lucra e que mais demite no país. Serão discutidos problemas como demissões, falta de funcionários; péssimas condições de trabalho, horários estendidos nas agências, metas abusivas e programas próprios de remuneração variável, dentre outros.

Também estará na pauta a necessidade de que todos os funcionários tenham previdência complementar, as eleições da Fundação Itaú Unibanco que acontecem em julho, um dos maiores fundos de pensão de empresas privadas, e a discussão sobre um novo modelo de saúde e as condições dos aposentados no plano.

“Este será um encontro nacional que deve reunir cerca de 150 funcionários todos os cantos do país. Vamos tirar posicionamentos e propostas para os quatro eixos em debate. O nosso objetivo é construir uma pauta específica de reivindicações, abrir um processo de negociação permanente com o banco e intensificar a mobilização para avançar na conquistas”, afirma Jair Alves, um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú.

Bradesco

“O objetivo do encontro, dentre outros, é discutir a conjuntura econômica do país, a situação do banco e as condições de trabalho dos bancários”, avalia Elaine Cutis, diretora da Contraf-CUT e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco.

Na programação estão temas como análise da conjuntura político-sindical, apresentação da análise do balanço do banco, quadro sobre emprego e estudo sobre remuneração.

“A partir das avaliações, vamos traçar o diagnóstico dos problemas que mais atingem os trabalhadores do banco, definir a pauta de reivindicações e tirar estratégias de ação do movimento sindical para os próximos meses”, projeta Elaine.

Demais bancos

Nos próximos dias, a Contraf-CUT deverá organizar também encontros nacionais dos funcionários do Santander e HSBC.

Os congressos nacionais dos empregados da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil já estão marcados para os dia 17, 18 e 19 de maio.

Também estão sendo organizados congressos e encontros nacionais de funcionários dos demais bancos federais e estaduais.

Campanha Nacional 2013

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, já marcou a data da 15ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada no Hotel Holliday Inn, em São Paulo, nos dias 19, 20 e 21 de julho.

As datas das conferências regionais, que devem ser concluídas até 15 dias antes da Conferência Nacional, já estão sendo definidas pela Contraf-CUT com as federações de bancários.

Fonte: Contraf-CUT

Close