fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:47 Sem categoria

Rumo ao 1º de Maio, CUT cobra resposta do governo aos trabalhadores

Marcha das centrais sindicais, em Brasília

No último dia 6 de março, uma marcha unificada das centrais sindicais e dos movimentos sociais levou mais de 50 mil pessoas a Brasília para fazer avançar no Executivo e no Legislativo uma pauta de reivindicações com 10 itens.

Sem resposta do governo federal, a classe trabalhadora voltou às ruas de todo o país, dessa vez com mais um ponto na agenda: o combate ao substitutivo do deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP) ao Projeto de Lei (PL) 4330/2004, de autoria de Sandro Mabel (PMDB-GO), que amplia a terceirização e representa um imenso retrocesso à organização dos trabalhadores.

Ainda sem contraproposta às reivindicações, a CUT elevará o tom neste 1º de Maio e utilizará o Dia Internacional do Trabalhador para unificar as bases em defesa de avanços para quem faz a economia girar, conforme destaca o presidente da Central, Vagner Freitas.

“O governo tem obrigação de abrir um processo de negociação porque não podemos aceitar que não apresente respostas à classe trabalhadora ou implemente políticas sem dialogar com as centrais. Não há nenhuma sinalização de negociação e vamos preparar nossos trabalhadores para intensificar a mobilização e preparar outros dias nacionais de luta”, aponta Vagner.

Redução da jornada, fator previdenciário e terceirização

De acordo com o dirigente da CUT, a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário, o fim do fator previdenciário e o combate ao PL 4330/2004 da terceirização são prioridades na agenda.

Vagner alerta que o último ponto, por representar uma reforma trabalhista disfarçada, ganha ares de urgência. Caso seja aprovada, a medida rasga a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ao liberar a terceirização para atividades fim (a atividade primordial da empresa) e acaba com a responsabilidade solidária.

“A terceirização, que é proibida atualmente para a principal atividade da empresa, pode ser completamente liberada e poderemos ter empresas sem nenhum funcionário, o que precariza completamente as relações trabalhistas e a organização sindical. Além disso, não teremos mais a responsabilidade solidária, ou seja, mesmo que a terceirizada não cumpra com suas obrigações trabalhistas, a tomadora de serviço não precisar arcar com qualquer responsabilidade. Isso é uma forma de empresários desonestos terem lucro fácil”, comenta.

O presidente alerta que a CUT denunciará publicamente os parlamentares que votarem a favor do PL. “Vamos fazer uma articulação no Congresso Nacional e usaremos todos os nossos meios para mostrar quem traiu a classe trabalhadora.

Combate à terceirização, democratização da comunicação e reforma política 

Os trabalhadores que participarem das celebrações do 1º de Maio poderão também lutar contra o PL 4330/2004 assinando um abaixo assinado.

A CUT também irá colher assinaturas para a campanha do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização da qual a Central faz parte, pela constituição de um marco regulatório para o setor. E para a campanha pela reforma política, que prevê avanços como o financiamento público de campanha e a ampliação da participação das mulheres no pleito.

Fonte: CUT

=====================================================================================================================================

1º de maio no Paraná

 

Manifestações e atividades desenvolvidas pela CUT em todas as regiões do Estado

 

 

Um dia de luta e de resgate da memória dos trabalhadores e trabalhadoras. Assim a CUT Paraná está organizando seu primeiro de maio, com atividades em todas as regiões do Paraná.

“Precisamos lembrar que este é um dia de luta, que surgiu marcado pela intransigência, violência e truculência contra a classe trabalhadora. Seguimos na luta”, enfatiza a presidenta da Central Única dos Trabalhadores do Paraná, Regina Cruz.

Em Curitiba diversos atos estão programados na região central da capital. A concentração será às 9h nas ruínas do São Francisco, no Largo da Ordem. A violência trazida pela Copa do Mundo e as privatizações estarão na pauta dos trabalhadores, trabalhadoras e integrantes dos movimentos sociais.

Em Ponta Grossa, o Sindicato dos Metalúrgicos promoverá sua tradicional festa nos Campos Gerais. No Clube do Trabalhador – Núcleo Santa Luzia – uma extensa programação, que começa às 8h, prevê torneio de futebol, pescaria, atividades para crianças, churrasco e shows.

Além destas duas atividades, as regionais da CUT estão com atividades em todo o Paraná. Acompanhe, participe, luta e faça sua voz ser ouvida.

 

Escrito por: CUT-PR

Close