fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:50 Sem categoria

Terceirizada da Caixa não paga salários e abandona serviço

Em meio a uma semana decisiva contra o PL 4330, que libera a terceirização na atividade-fim, quando bancários se juntaram a outras categorias para ocupar e pressionar depuitados na Câmara Federal, em Brasília, a Fenae divulgou um caso de abandono de funcionários e das atividades prestadas pela empresa Delta, que realizava apoio administrativo na Caixa do Rio de Janeiro. Leia a matéria completa:

Terceirizada Delta não paga salários e abandona serviço prestado à Caixa

Um exemplo de como agem as terceirizadas aconteceu na Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro. No dia 8 de agosto, a Delta Locação de Serviços e Empreendimentos sumiu literalmente, abandonando três contratos de prestação de serviços de apoio administrativo ao banco, sem a menor explicação.

 

Para o diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e membro titular do Conselho Fiscal da Fenae, Paulo Cesar Matilet, esse comportamento irresponsável mostra o que pode acontecer se não houver limites para a terceirização, como prevê o projeto de lei 4.330. Ele diz que, além de prejudicar o funcionamento da Caixa, a Delta não pagou os salários dos empregados, tíquete-refeição, vale-transporte, FGTS e INSS, deixando-os desesperados. Também, segundo Matilet, a empresa terceirizada não responde aos e-mails enviados pela Caixa e tampouco as ligações telefônicas.

 

Precarização total – Diante da gravidade da situação, o Seeb/RJ vai cobrar da Caixa o pagamento dos salários e das rescisões. Matilet lembra que, pela lei atual, a contratante é responsável solidária e obrigada a honrar os compromissos trabalhistas e previdenciários da contratada. Agora, caso seja aprovado o PL 4.330, essa obrigação deixa de existir. Matilet lembra ainda que as entidades sindicais do movimento bancário sempre criticaram as terceirizações e defenderam concursos para todos os cargos. Há, inclusive, segundo dele, uma série de outros casos em que terceirizadas prestadoras de serviços à Caixa também sumiram.

 

No caso de aprovação do PL 4.330, todo o mercado de trabalho poderá ficar à mercê de terceirizadas como a Delta. Afirma Matilet: “Os brasileiros ficarão sem a menor proteção, sem garantia de receber sequer a verba indenizatória no caso de rescisão e FGTS, férias e 13º salário. No caso dos bancários, poderão ser todos substituídos por mão de obra terceirizada”. Eis a conclusão de Matilet: “Mesmo que a prestadora honre seus compromissos, os terceirizados terão direitos precarizados, sendo obrigados a trabalhar no mínimo oito horas, sem PLR, sem os pisos e demais direitos dos bancários, garantidos na Convenção Coletiva Nacional de Trabalho”.

 

Fenae

Close