fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:43 Sem categoria

III Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial discute democracia e desenvolvimento sem racismo

 

Com a proposta de debater ‘Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo’, começa nesta terça-feira (5/11) em Brasília a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

A Conferência pretende debater também temas como as políticas de igualdade racial no Brasil, os arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial, e a participação política e o controle social nos espaços de decisão, entre outros.

Entre os objetivos da Conferência estão a reafirmação e ampliação do compromisso do governo federal e da sociedade brasileira com as políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia e ao desenvolvimento com justiça social no País, a avaliação dos avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após 10 anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a proposição de recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial no Poder Executivo (federal, estadual e municipal) e de outros Poderes da República, e a discussão de mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial para a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Leia também:

CPI para investigar índices de homicídios de jovens negros no Brasil está pronta para iniciar seus trabalhos no Senado

Sem consenso, votação de projeto de lei que acaba com ‘autos de resistência’ é adiado mais uma vez

Notícia colhida no sítio http://participacao.mj.gov.br/pensandoodireito/iii-conferencia-nacional-da-promocao-da-igualdade-racial-discute-democracia-e-desenvolvimento-sem-racismo/

=================================

Terça-feira, 5 de novembro de 2013 às 11:42

Governo quer avançar na construção de um Brasil afirmativo, diz diretora da Seppir

Confira o vídeo a respeito, através do endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fLmsnO9dxa8

Pensar a inclusão racial como forma de garantir o desenvolvimento e a democratização do país, unindo esforços para construir um Brasil afirmativo. Este é o objetivo da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, que irá receber representantes de governos e sociedade civil a partir desta terça-feira (05) em Brasília. Quem explica é Mônica Oliveira, diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Seppir:

“O principal objetivo do governo federal nesta Conferência é pensar junto com essas diversas representações da sociedade brasileira estratégia para avançarmos na construção deste Brasil afirmativo, deste Brasil onde não haverá mais desigualdades, onde não haverá mais nenhum tipo de discriminação”.

De acordo com a diretora, a III CONAPIR quer ampliar o controle social das políticas públicas e a participação da população nesse controle. Mônica Oliveira cita, por exemplo, os debates sobre acesso à justiça e o enfrentamento à violência, especialmente sob a ótica do Plano Juventude Viva, voltado para a prevenção da violência contra o jovem negro. Ela destaca também a construção do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que busca unificar as ações dos governos na implementação de políticas para a população negra. A proposta recebeu contribuições da sociedade por meio de consulta pública.

Segundo a diretora, os participantes desta III CONAPIR irão discutir, ainda, a educação como forma de se garantir o desenvolvimento, a implementação das políticas de saúde para a população negra, o acesso à terra para comunidades quilombolas, o acesso à serviços públicos e políticas públicas para ciganos, quilombolas e população negra, dentre outros assuntos.

Notícia colhida no sítio http://blog.planalto.gov.br/

Close