fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:59 Sem categoria

Com banco postal, Correios sofrem onda de assaltos em Mato Grosso

De janeiro de 2012 até dezembro deste ano, foram 70 assaltos nas agências dos Correios localizadas em 61 cidades do Estado do Mato Grosso. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios, Telégrafos e Serviços Postais de Mato Grosso (Sintect-MT).

Conforme o presidente do Sindicato, Ademar Leite, as ocorrências foram levantadas pela Polícia Civil a pedido do Sintect.

Ele ressalta que só nos últimos 45 dias foram registrados 15 assaltos em agências dos Correios, o que dá uma média de um assalto a cada 3 dias. “Esta semana, por exemplo, mais duas agências foram assaltadas nas cidades de Sinop e Canarana”, informou.

Leite destaca que as agências que mais sofrem com as ações dos bandidos estão localizadas nas cidades de Jaciara, Dom Aquino, Sorriso, General Carneiro, e na agência Marechal Rondon, localizada em Rondonópolis.

De acordo com o diretor do Sintect, Luciano Gomes, a quantidade elevada de assaltos é em razão da falta de portas giratórias com detector de metal e da falta de segurança armada nas agências.

Ele acrescenta que das 152 agências do Correios em Mato Grosso, apenas 10 possuem portas giratórias.

“A instalação dessas portas não traria a solução definitiva para os assaltos. Mas com certeza ajudaria a inibir a prática e dar mais segurança aos funcionários”, afirma Gomes.

Por conta disso, o Sintect irá juntar os Boletins de Ocorrências (BOs) dos assaltos em uma documentação, que será encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE).

“Nosso objetivo é que o MPE mova uma ação pública que determine à direção dos Correios a instalação de portas giratórias, bem como a contração de segurança armada em todas as agências do Estado”, explica Gomes.

Ele acrescenta que existe uma ação parecida em Goiás, que deu causa ganha aos trabalhadores dos Correios daquele Estado.

“Lá eles juntaram uma série de documentos e ocorrências de assaltos, entraram com uma ação na Justiça, e conseguiram a instalação de portas giratórias e vigilância armada em 70% das agências dos Correios de Goiás. Nossa intenção é fazer o mesmo em Mato Grosso”, afirmou o sindicalista.

Ele destaca que os assaltos aumentaram principalmente depois que agências começaram a realizar serviços bancários, como a abertura de contas. Além disso, as agências oferecem o serviço de pagamento de faturas de água, luz e telefone.

“Funcionários doentes por causa dos assaltos”

O presidente do Sindicato também ressaltou que a falta de segurança nas agências está “adoecendo os trabalhadores”.

Leite afirma que o Sintect possui uma série de documentos com relatos de funcionários que desenvolveram algum tipo de trauma, em razão da falta de segurança.

“Temos casos de funcionários que estão sofrendo de insônia por causa dos assaltos. Outros desenvolveram problemas psicológicos e estão fazendo consulta com psiquiatras. Também temos outros quadros de depressão, e de funcionários que estão com síndrome do pânico”, relata.

Outro lado

Por meio da assessoria de imprensa, a direção dos Correios afirma que em 2013 investiu R$ 3,5 milhões em ações de segurança nas “unidades de Mato Grosso”.

Conforme os Correios, “para garantir a segurança dos trabalhadores e dos clientes, são adotadas diversas medidas preventivas, como parcerias com órgãos de segurança pública, investimentos na melhoria dos equipamentos de segurança (circuitos fechados de TV; fechaduras de retardo; fechaduras eletrônicas e sistemas de alarme) e contratação de vigilantes”.

A direção também informa que outra medida foi a criação de um Departamento de Segurança em Brasília, que implantou Gerências de Segurança nas diretorias regionais, com objetivo de proporcionar maior segurança às unidades.

Com relação as estatísticas de assaltos, que não são divulgadas pela empresa, a direção informou que a medida é no sentido de preservar a segurança de seus empregados.

Fonte: Expresso MT

Close