fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:04 Sem categoria

Ministro do TST veta desconto de salário de grevistas dos Correios

São Paulo – O Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou que os Correios façam a devolução dos descontos que teriam sido praticados nos vales refeição e alimentação de trabalhadores que participam da paralisação iniciada em 29 de janeiro. Em liminar concedida na sexta-feira (14), o ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, veta ainda que, enquanto perdurar o estado de greve, a empresa proceda qualquer tipo de descontos nos salários de seus empregados em greve.

 

Funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estão em greve parcial, em 15 regiões. Segundo a Fentect, federação que representa 29 sindicatos da categoria, a empresa descontou 70% do valor que deveria ser pago como auxílio-alimentação, dos trabalhadores que aderiram ao movimento. Procurada, a empresa não se manifestou.

 

A ECT, por sua vez, comunicou ao tribunal que os sindicalistas estão descumprindo determinação de manter o contingente mínimo de 40% para funcionamento das atividades.

 

A greve nos Correios começou como um protesto pelas alterações no plano de saúde, mudando o atual Correios Saúde para o Postal Saúde. “Essa mudança foi feita de forma unilateral, sem a participação dos trabalhadores. Sempre estivemos abertos à negociação”, afirma o secretário de Imprensa e Comunicação da Fentect, James Magalhães.

 

Em nota, a direção da empresa ressalta benefícios do novo plano, com sistema informatizado e já utilizado por 10% de toda a rede. Ainda não há data definida para o julgamento da greve.

 

Rede Brasil Atual

Close