fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:44 Sem categoria

Opinião de Marina sobre pré-sal é retrocesso, diz Dilma

Candidata do PSB planeja reduzir importância da exploração do petróleo da camada do pré-sal. Para Dilma, visão é obscurantista e fundamentalista.

A presidenta Dilma Rousseff criticou nesta sexta-feira (29), em visita à Bahia, o plano da candidata à presidência Marina Silva (PSB) de reduzir a importância da exploração do petróleo da camada do pré-sal na produção de combustíveis.

Para Dilma, “quem acha que o pré-sal tem de ser reduzido, não tem uma verdadeira visão do Brasil”. Ela ainda afirmou que a visão da candidata é obscurantista, fundamentalista e representa retrocesso.

Dilma relembrou, como exemplos dos benefícios que o pré-sal garantirá ao Brasil, a lei que garante 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação. Além disso, 25% dos royalties devem ser usados para a saúde.

“O pré-sal é uma grande descoberta do Brasil. Essa é a forma de você pegar uma riqueza finita, que é o petróleo, e transformar numa riqueza perene, que é a educação”, defendeu.

A presidenta disse ser “fantasia” a ideia de que o Brasil poderia oferecer a mesma quantidade de megawatts que o Brasil precisa para os próximos 20 anos com energia dominantemente solar e eólica. “As energias solar e a eólica são uma alternativa complementar dentro da matriz elétrica e complementar à hidrelétrica”, explicou.

Para Dilma, o melhor caminho para a produtividade é usar devidamente os recursos, respeitando o meio ambiente. “É uma irresponsabilidade com o País. Até porque o País precisa de energia para crescer”, completou.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Notícia colhida no sítio https://www.pt.org.br/opiniao-de-marina-sobre-pre-sal-e-retrocesso-diz-dilma/

Close