[email protected] | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:22 Sem categoria

Bancários de Brasília realizam manifestação por BC público nesta terça

Crédito: Seeb Brasília
Seeb BrasíliaLuta por um BC independente dos bancos e contra a terceirização

Motivado pela defesa de um Banco Central (BC) público e independente dos bancos e do mercado e pela regulamentação urgente do sistema financeiro, o Sindicato dos Bancários de Brasília e a CUT Brasília realizam ato público nesta terça-feira (9), a partir das 15h30, em frente ao BC.

“Com o ato, queremos destacar que o Sindicato se posiciona contrariamente à mudança no papel do BC, proposta por alguns partidos políticos com o apoio da mídia monopolista. Não podemos admitir que transformem o Bacen em mais uma instituição privada e que trabalhe a serviço da ganância do sistema financeiro”, explica o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Terceirização

O ato também servirá como protesto contra a terceirização de serviços prestados pelos bancos, como o que ocorre com a implantação dos correspondentes bancários autorizado pelo Bacen para ampliar a bancarização.

Com salários mais baixos e carga de trabalho superior à dos bancários, os correspondentes realizam atividades das agências em lotéricas, farmácias, supermercados e lojas. Essa modalidade de trabalho, que pode facilitar a vida dos clientes, é na verdade uma forma de baratear e transferir serviços para fora das agências.

Segundo Araújo, o emprego dessa mão de obra não deixa claro com quem ficam as responsabilidades com relação à segurança, às condições de trabalho e à proteção dos direitos trabalhistas.

“Os bancos empurram serviços e usuários que não lhes interessam para os correspondentes, visando economia com pagamento de direitos trabalhistas e com a manutenção das agências. Isso precariza as atividades dos trabalhadores do ramo e enfraquece a categoria”, destaca o presidente do Sindicato.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Brasília

Close