fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:55 Sem categoria

Tadeu Veneri, um ex-bancário na luta popular

Ex-bancário e sindicalista, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT-PR) sempre esteve junto às lutas populares e apoiando as reivindicações históricas da categoria dos bancários. Mesmo em épocas não eleitorais, é comum vê-lo cedo, na frente de agências, distribuindo o material de prestação de contas de seu mandato e conversando com funcionários.

Nos últimos 30 anos, desde 1984, quando foi deflagrada, no Banco do Brasil, a primeira greve nacional após o golpe de 1964, Tadeu esteve presente em todas as assembleias dos bancários do Paraná que discutiram a campanha salarial.

Seu mandato participou ativamente das lutas pelo piso salarial unificado da categoria, pela data-base unificada, pelos auxílios creche e alimentação e pelo plano de cargos, carreiras e salários.

Neste vídeo (http://tadeuveneri13131.com.br/2014/09/as-greves-nos-anos-80/), Tadeu conta um pouco sobre as greves nos anos 80. “Era uma coisa louca”, diz. “Não tinha essa história de tratar como tratam hoje, com muita parcimônia, com muito cuidado. Era botar Durepoxi em todas as portas de banco. Ninguém abria os bancos”, continua.

Outra luta histórica de Tadeu Veneri é contra o assédio moral. Veneri foi pioneiro no Paraná ao abordar o tema, ainda em 2001, quando era vereador em Curitiba. Em todo o estado, o mandato do deputado já promoveu debates e seminários a respeito do tema. O intuito é esclarecer os trabalhadores sobre o que é assédio moral e como proceder caso ele aconteça.

Tadeu Veneri nasceu em União da Vitória. Jovem, veio para Curitiba, a fim de estudar e trabalhar. Na capital, conseguiu o primeiro emprego vendendo planos de viagem. Depois, foi bancário. Mais tarde, chegou ao Banco do Brasil. A adesão ao sindicalismo foi rápida. “Embora não fizéssemos uma ideia exata do que estava acontecendo no país, por causa da ditadura, nós tínhamos uma noção. E tínhamos lado, como temos até hoje.”

Em 1992, já filiado ao PT, foi convidado para fechar a chapa de vereadores do Partido. Terminou a eleição na primeira suplência e assumiu em 1995. “Nunca tive pretensão de me eleger a um cargo público, mas a partir daí as coisas aconteceram naturalmente.”

Hoje, Veneri é o deputado mais atuante da Assembleia Legislativa e um dos raros que de fato fiscalizam o governo, questionando gastos e cobrando explicações sobre medidas que não sejam de interesse coletivo. Ele enfrentou o nepotismo e segue lutando contra o plano de aposentadoria especial dos deputados. Por iniciativa dele, foram abolidos os pagamentos extras por sessões extraordinárias. É um dos autores da Lei da Transparência, que obriga os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a publicar, anualmente, a lista de seus funcionários, com o local de trabalho e o salário de cada um. Recentemente, também se opôs ao pagamento de auxílio-moradia a juízes e desembargadores.

O mandato de Veneri atuou ativamente na luta pela Defensoria Pública, garantindo o acesso dos pobres à Justiça.

Foi também Veneri que denunciou o Tudo Aqui, projeto do Governo Richa que pretendia privatizar dezenas de serviços públicos. Destaca-se ainda na defesa da Copel e da Sanepar, empresas públicas que o governo tenta transferir para o controle privado.

Num próximo mandato, Tadeu vai continuar exercendo seu papel de deputado com as marcas registradas de sua vida pública: ética, transparência e coragem. “Não tem mágica. Num próximo mandato, nós vamos continuar fiscalizando. O papel do deputado é fiscalizar e não andar que nem carneiro, que para onde vai um, vão todos.”

 

SAIBA MAIS: aqui (http://tadeuveneri13131.com.br/2014/09/quem-diz-que-e-deputado-do-bairro-da-regiao-mente-afirma-veneri/), você pode ler a entrevista completa com Tadeu Veneri sobre suas projeções para um próximo mandato.

 

 


Tadeu-JOKA_Madruga.jpg

Close