fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:02 Sem categoria

Contraf e Fetec PR apoiam reeleição de Rafael Matos ao Conselho de Administração do BB

Os 112 mil funcionários da ativa do Banco do Brasil vão às urnas entre 2 a 6 de fevereiro para eleger pelo voto direto seu representante ao Conselho de Administração da empresa, o Caref. Conquista do movimento sindical, é a segunda eleição para a instância máxima de deliberação do BB desde que a representação do funcionalismo no Conselho foi reinstaurada em 2010, no governo Lula.

A Contraf-CUT, seguindo a grande maioria de suas federações e seus sindicatos filiados em todo o Brasil, apoia a reeleição de Rafael Matos, matrícula F8369846, por considerar que ele já provou que é quem reúne as melhores condições de levar até a alta direção do BB a voz do funcionalismo e defender no colegiado de decisões estratégicas do banco a visão dos funcionários.

“O cenário que se vislumbra para os próximos anos é de grande disputa entre capital e trabalho, tanto no campo político quanto no sindical. Será de extrema importância que o funcionalismo do BB tenha como representante no Conselho de Administração da empresa uma liderança como Rafael, que tem experiência de luta como dirigente sindical bancário e já demonstrou no primeiro mandato que está comprometido com as demandas dos funcionários e tem coragem e capacidade para defender os interesses dos bancários”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

Melhorar as relações de trabalho

A relação do banco com os funcionários está muito ruim. Precisa deixar de ser autoritária e se pautar pela transparência, pelo respeito e pelo reconhecimento ao esforço de todos os que constroem o banco. A Contraf-CUT acredita que Rafael continuará defendendo, no Conselho de Administração, melhorias nas relações de trabalho, combaterá o assédio moral e as metas abusivas e defenderá maior participação das mulheres nos cargos diretivos.

“Rafael também defenderá o fortalecimento do papel público do BB, para que o banco deixe de ser somente uma loja de venda de produtos de seguridade. O BB precisa ser cada vez mais o grande agente do crédito produtivo para gerar emprego e renda, atuando para fortalecer políticas públicas como a redução da taxa de juros e o aumento na concessão de crédito”, acrescenta Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

“O grande diferencial é que o Rafael vai trabalhar em sintonia com a Contraf-CUT e a grande maioria dos sindicatos. Em experiências anteriores de conselheiro eleito de administração do BB, na década de 1990, tivemos representantes que atuaram como oposição, dividindo o funcionalismo e enfraquecendo a nossa luta”, alerta Wagner.

A Contraf-CUT também acredita que Rafael será o Caref de todos os segmentos do funcionalismo, do escriturário ao gerente, do comissionado ao caixa, do analista ao assistente, dos homens e das mulheres. E por isso defende a sua candidatura.

O que é o Caref

O Conselho de Administração do Banco do Brasil é composto de sete membros: três indicados pelo governo federal, o presidente do banco, dois indicados pelos acionistas minoritários (que hoje são nomeados pela Previ) e um eleito pelos funcionários.

“A eleição é uma conquista das centrais sindicais, capitaneada pela CUT. É um avanço importante porque dá à representação dos trabalhadores o direito de participar da instância máxima do Banco do Brasil, onde são tomadas as decisões estratégicas, desde negócios, crédito, orçamento, investimentos, remuneração dos dirigentes, dentre outras questões”, avalia Wagner Nascimento.

“Por isso é importante que o funcionalismo eleja um representante realmente comprometido com seus interesses”, acrescenta.

A Lei 12.353/2010 determina que toda empresa pública ou de economia mista com mais de 200 empregados, controlada pela União, deve ter um representante dos funcionários no seu Conselho de Administração, escolhido pelo voto direto. A reivindicação das centrais sindicais foi apresentada ao então governo Lula, que a encaminhou ao Congresso Nacional, sendo aprovada e sancionada pelo ex-presidente em dezembro de 2010.

O mandato é de dois anos. A primeira eleição do Caref nesse novo formato, vencida por Rafael Matos, ocorreu em 2012.

Participam da disputa deste ano 147 candidatos. Caso nenhum deles consiga a maioria dos votos, haverá segundo turno entre 2 a 6 de março, com os dois concorrentes mais votados.

Os trabalhadores do BB já tiveram um representante no Conselho de Administração entre 1993 e 2001, conhecido como Garef (Gabinete do Representante dos Funcionários). A representação, no entanto, foi extinta pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Fonte: Contraf-CUT

Close