fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:19 Sem categoria

Bancários vão realizar ato em defesa da Caixa no dia 06 de agosto

Na última reunião entre a Caixa Econômica Federal e a Contraf-CUT, assessorada pela CEE/Caixa, realizada no dia 22 de julho, em Brasília, a empresa informou que seu Conselho Diretor não definiu como será a reposição dos trabalhadores que se desligaram no primeiro semestre por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA). As estimativas são de que cerca de 3 mil bancários tenham se aposentado com o incentivo.

Veja como foi a última reunião da mesa permanente. 

Em 2014, quando o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi assinado, a Caixa já havia atingindo a marca de 101 mil empregados. Com o compromisso das mais 2 mil contratações até dezembro de 2015, o total chegaria a 103 mil bancários no final deste ano. Porém, após o PAA, no último dia 30 de junho, a empresa informou que o seu quadro de pessoal é de apenas 97.975 providos.

“Se levarmos em conta esses dados, o déficit hoje é de cinco mil trabalhadores. Por isso, é inadmissível que o banco sequer discuta a reposição dos desligamentos ocorridos com o PAA. A carência de pessoal é responsável pela precarização das condições de trabalho e pelo adoecimento dos trabalhadores, que sofrem com a sobrecarga de trabalho e a cobrança de metas abusivas”, resume o dirigente sindical Genesio Cardoso.

O caminho é a luta
É por isso que os empregados da Caixa irão realizar, no dia 06 de agosto, um Dia Nacional de Luta por mais contratações urgentes. A ideia é realizar uma grande mobilização nas unidades e nas redes sociais, para pressionar a empresa. Em Curitiba, será realizado um ato de mobilização na Agência e no prédio administrativo Sede I na Praça Carlos Gomes. Os bancários começaram a se concentrar no local a partir das 09h00.

Além disso, empregados, concursados, clientes e sociedade em geral devem postar fotos segurando o cartaz da campanha +bancários para a Caixa + Caixa para o Brasil, utilizando a hashtag #maisempregadosjá. As imagens também poderão ser postadas noFacebook do Sindicato, enviadas para as entidades de cada região e para o e-mail maisempregadosja@fenae.org.br. Todo o material da campanha está disponível emwww.fenae.org.br/maisempregadosja.

Abaixo-assinado
Bancários, clientes e toda a sociedade de todo o país também estão colhendo assinaturas em abaixo-assinados que reivindicam ao banco o aceleramento no ritmo das contratações. O arquivo pode ser baixado no mesmo endereçowww.fenae.org.br/maisempregadosja. Após o recolhimento das assinaturas, o documento será encaminhado à presidenta Dilma Rousseff e à presidenta da Caixa, Miriam Belchior.

Autor: Renata Ortega

Fonte: SEEB Curitiba

Close