fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:10 Sem categoria

12º Concut: Acompanhe minuto a minuto no portal da CUT

Crédito: CUT
CUTComeçou, nesta terça-feira (13) o 12º Congresso Nacional da CUT, que definirá a nova Executiva Nacional e apontará a linha política a ser seguida pela Central nos próximos quatro anos. Acompanhe, online, tudo que está acontecendo no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte de São Paulo.

Acompanhe aqui

Para mais informações do 12º CONCUT, como programação, mapa do local e publicações, a CUT também elaborou um aplicativo. As informações também estão no Twitter – CUT Nacional (@cutnacional).

13/10/2015
08h30: Programação
Seminário Internacional e a abertura política do Congresso
09h: Seminário Internacional
13h: Lançamento da Jornada Anti-Imperialista e 10 anos de derrota da Alca
20h: Abertura política – Ato em Defesa da Democracia e por direitos, com a participação dos ex-presidentes José Pepe Mujica e Luiz Inácio Lula da Silva.

Concut
O Congresso, cujo tema é “Educação, Trabalho e Democracia”, ocorrerá até o dia 16 de outubro. O evento consagrará a reeleição de Vagner Freitas à presidência da CUT, já que o atual presidente encabeça uma chapa única e consensual, que permitiu, inclusive o anúncio antecipado da Executiva Nacional da Central.

Em seu bojo, o Congresso traz uma importante novidade, a paridade de gênero. Aprovada no 11º Concut, a medida faz da CUT a primeira central sindical do mundo a adotar tal prática. Dessa forma, dos 44 dirigentes da entidade, haverá uma divisão de 22 homens e 22 mulheres.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o número de mulheres no mercado de trabalho mundial aumentou em 200 milhões na última década. Apesar dos avanços no mercado de trabalho brasileiro, há muito o que ser feito. É o caso da presença feminina em espaços de poder, que continuam sendo majoritariamente masculinos. A CUT, com a adoção da paridade, avança no debate de gênero na sociedade.

Outra novidade é o novo modelo de organização, que visa ampliar a participação dos trabalhadores nos debates. Durante os Congressos estaduais da Central, assembleias de base tiveram um caráter formativo, discutindo o papel do Congresso e da CUT, e também indicando os delegados que participariam do encontro nacional, além dos novos presidentes. Os delegados ajudarão a definir as resoluções que servirão como referência para construção do caderno-base do Concut.

Quinta maior central sindical do mundo, a CUT impressiona também quando se analisa os dados de seu Congresso. Ao todo, mais de 2.435 delegados [1.410 homens e 1.015 mulheres] do campo e da cidade participarão do encontro, além de 219 dirigentes de sindicatos de 71 países.

Fonte: Contraf-CUT com CUT

Close