fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:59 Sem categoria

Campanha Nacional 2015 tem mobilização histórica

A forte mobilização dos bancários de todo o Brasil da Campanha Nacional 2015 fez com que mais de 90% dos Sindicatos da base do Comando Nacional aprovassem o fim da greve em instituições privadas, assim como na Caixa e no Banco do Brasil.

Foto: Flávio Augusto Laginski

Foto: Flávio Augusto Laginski

Considerada uma grande conquista, a proposta dos bancos eleva para 10% o índice de reajuste sobre o salário e em 14% os vales alimentação e refeição. Reajusta também em 10% o piso salarial e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), sendo que a parcela adicional será de 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente.

“Os bancos quiseram se aproveitar deste período controverso no cenário político e econômico para impor um reajuste abaixo da reposição da inflação. Eles tentaram ainda um cala boca em forma de abono. O reajuste é uma conquista mais importante para a categoria, pois incide no piso e na PLR. Consideramos muito importante também a manutenção das nossas conquistas históricas. Foi uma grande vitória, pois além da adversidade política e econômica superamos a forte intransigência dos bancos”, destacou Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional.

Desde o início a Fenaban propôs reajuste abaixo da inflação, que impunha perdas salariais à categoria. Começaram com a proposta com 5,5%. Depois de dias de silêncio e descaso, eles foram para 7,5%, passaram para 8,75%, chegando aos 10%. Uma grande vitória da categoria, que arrancou dos bancos proposta acima da inflação com 0,12% de ganho real.

Fonte: Contraf-CUT

Close