fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:02 Sem categoria

Confira a Carta de Conjuntura feita pelo IPEA

Divulgada nesta terça-feira, dia 22/12, a publicação discute a situação da economia brasileira

Foi publicada, no dia 22/12, a edição n° 29 da Carta de Conjuntura, um periódico trimestral que discute a situação corrente da economia brasileira, a partir do comportamento dos principais indicadores de atividade econômica, mercado de trabalho, inflação, setor externo, moeda e crédito, finanças públicas e economia mundial.

Este número destaca que o quadro geral da economia do país, que já se mostrava bastante difícil nos primeiros meses do ano, sofreu deterioração adicional no terceiro trimestre, com todos os indicadores de atividade econômica permanecendo em queda e, em alguns casos, em ritmo mais acelerado do que o registrado anteriormente. A situação tornou-se mais difícil diante da crise política, aumentando a incerteza dos mercados sobre a capacidade de o governo aprovar as medidas necessárias de política econômica.

Segundo o coordenador da publicação, Fernando Ribeiro, este é o mais longo período recessivo da história recente do país: “desde que a economia entrou em recessão, no segundo trimestre de 2014, a queda acumulada do PIB já se aproxima de 6,0%, também um recorde dos últimos 20 anos”. A publicação registra, entretanto, que a indústria extrativa mineral é uma exceção positiva do lado da oferta: influenciada pelos aumentos na produção de petróleo e gás natural, assim como na extração de minérios de ferro, registrou alta de 4,2%.

A solução dos atuais impasses na cena política é condição necessária para a reversão das expectativas e para recuperação da confiança. Mas não é condição suficiente, pois a retomada do crescimento em bases mais sólidas depende, também, da capacidade de o governo federal apresentar medidas que propiciem um cenário fiscal mais previsível e confortável para os próximos anos e de articular iniciativas que favoreçam a superação de diversos gargalos estruturais da oferta nacional.

A Carta contém, ainda, a nota técnica Choque Monetário e Taxa de Sacrifício sob Diferentes Regras Fiscais: estimativas a partir de um modelo DSGE para o Brasil, do técnico de Planejamento e Pesquisa Marco Antonio Freitas de Holanda Cavalcanti, em co-autoria com o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luciano Vereda e com os auxiliares de pesquisa Rebeca de B. Doctors e Felipe C. R. Lima.

Leia a Síntese de Conjuntura

Acesse a Carta de Conjuntura n°29

Notícia colhida no sítio http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=26982&catid=3&Itemid=3

Close