fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:50 Sem categoria

28 de Fevereiro: alerta para a prevenção das LER/DORT

28 de Fevereiro: alerta para a prevenção das LER/DORT

TERÇA-FEIRA, 23/02/2016

Consideradas a epidemia da virada do século 20, doenças que atingem os nervos e articulações do corpo, as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) estão cada vez mais presentes no dia dos trabalhadores, trabalhadoras e até mesmo das donas de casa. Com o objetivo de conter o crescimento delas, o dia 28 de fevereiro é considerado o Dia Internacional de Combate às LER/DORT, numa campanha para divulgar formas de prevenção e alertar sobre os riscos que estas doenças podem causar nas pessoas.

Elas são caracterizadas por atividades repetitivas, que causam desgastes nas articulações e tendões dos membros superiores (mãos, braços, antebraços, etc.). Com a automação dos serviços nos bancos, na década de 90, a categoria bancária tornou-se uma das mais afetadas pelas LER/DORT. Aliado a isso, cada vez mais é menor o número de funcionários nas agências, tornando necessária mais rapidez para fazer as tarefas.

“Infelizmente, nem sempre é observado o intervalo de 10 minutos a cada 50 trabalhados para que os bancários e bancárias que trabalham no caixa possam relaxar os músculos, fazer alongamento e prevenir estas doenças”, observa Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina. De acordo com Kelly, este descanso está previsto na cláusula 35ª da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e é uma determinação da NR (Norma Regulamentadora) nº 17, do Ministério do Trabalho e Emprego.

“A prevenção é fundamental para preservar a saúde e, no caso das LER/DORT, se as lesões não forem tratadas no início, podem provocar graves sequelas, como deformação dos membros e até mesmo a incapacidade para o trabalho”, alerta a secretária de Saúde do Sindicato de Londrina.

Por Armando Duarte Jr.

Close