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COE cobra transparência nos números sobre demissões e contratações

COE cobra transparência nos números sobre demissões e contratações

SEXTA-FEIRA, 27/05/2016

Durante a reunião realizada na quarta-feira (25/05), em São Paulo, entre a COE (Comissão de Organização dos Empregados) e a diretoria de Recursos Humanos e o departamento de relações sindicais do Bradesco, cujo tema principal foi emprego, os representantes dos trabalhadores cobraram transparência nos números referentes às demissões e contratações.

Na ocasião, a COE apresentou os números referentes à onda de demissões em todo o território nacional. Também ressaltou que além dos cortes de postos de trabalho, o número de contratação inexiste.

Segundo a diretora de Recursos Humanos, Glaucimar Peticov, “não existe um processo de incentivo às demissões e tão pouco algum projeto de reestruturação no Bradesco”. De acordo com a diretora, as demissões que estão em curso ocorrem de várias formas, entre elas, de troca qualitativa, espontânea ou aposentadoria. Além disso, alegou que estão ocorrendo contratações.

Vale lembrar que somente no primeiro trimestre deste ano o Bradesco eliminou 1.466 postos de trabalho, o que corresponde a mais de 90% de todo o primeiro semestre do ano de 2015, que registrou 1.618 vagas eliminadas. No comparativo com o primeiro trimestre de 2015, quando ocorreram 544 fechamentos de postos de trabalho, este aumento passa a ser da ordem de 160%.

Entre os destaques da reunião, a COE cobrou do banco um levantamento referente às demissões e contratações no período de janeiro de 2015 até maio de 2016.

Além das demissões foi pontuado a falta de contratações que tem ocasionado sobrecarga de trabalho nas agências e departamentos. Outros pontos que fazem parte da minuta específica serão debatidos na próxima mesa de negociação, que está agendada para o dia 9 de junho.

Ponto eletrônico

Antes da reunião de negociação, no período da manhã, a área técnica, a diretoria de Recursos Humanos e a área de Relações Sindicais do Bradesco apresentaram o projeto piloto que vincula o Ponto Eletrônico à Plataforma/Estação de Trabalho.

Em síntese, foi apresentado que o projeto de vinculação não permitirá mais de um terminal aberto por funcionário.

Segundo os representantes do banco, o projeto é simples, ele funciona através da marcação ímpar. Se o trabalhador passa o seu cartão no ponto eletrônico, o sistema libera e vincula a ele uma Plataforma/Estação de Trabalho para exercer sua função. Caso o mesmo trabalhador passe novamente o cartão no ponto eletrônico, o sistema marcará o par, ou seja, duas marcações bloqueia qualquer acesso às plataformas de trabalho.

Outra questão sobre o ponto eletrônico atenderá as marcações nos PABs e PAAs evitando assim que o trabalhador passe na agência de manhã. Segundo o cronograma do banco este projeto deverá ter início até o final do ano e até 2017 deverá estar funcionando em todas as agências do país.

Grupo de Trabalho

Será criado um GT (Grupo de Trabalho) que acompanhará as mudanças anunciadas, bem como outros quesitos e outras preocupações dos trabalhadores referentes ao tema.

Cláusula 57

Atendendo a reivindicação dos trabalhadores sobre a cláusula 57, o banco fez uma apresentação aos membros da COE sobre o Programa de Desenvolvimento Organizacional para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho, batizando-o de ‘Viva Bem’.

Fonte: Contraf-CUT

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