fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:25 Itaú

Assédio moral: Conheça o projeto “Vítimas do Itaú”

Análise das condições precárias de trabalho vai dar continuidade a movimento contra assédio moral.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, em parceria com o Instituto Declatra, realizou mais um estudo sobre a relação entre os métodos de gestão dos bancos e o adoecimento dos bancários. A exemplo da investigação em face do HSBC, dessa vez, o projeto de pesquisa realizado com trabalhadores do Itaú.

“Através do atendimento da Secretaria de Saúde do Sindicato, foi possível coletar informações e sistematizar dados que subsidiaram o estudo, que ao final chegou a um resultado muito semelhante ao do HSBC, ou seja, o caso não se restringe a uma única organização, mas é um problema sistêmico”, explica a secretária de Saúde, Ana Fideli.

Que os modelos de gestão adotados pelos bancos privilegiam o lucro em detrimento da qualidade e condições de trabalho não é novidade. Os métodos assediosos são sentidos diariamente no cotidiano desses trabalhadores, entretanto, ao cruzar as estatísticas dos afastamentos por adoecimento da categoria bancária com outras categorias, é possível mensurar o quanto esses métodos precarizam as relações de trabalho no setor.

“O afastamento por transtornos mentais entre os bancários é de 22,2% enquanto nas demais categorias este índice é de 10,1%, ou seja, mais que o dobro”, explica a advogada do Instituto Declatra, Gabriela Caramuru. Outra estatística que está na mesma linha da pesquisa realizada com o HSBC é a vulnerabilidade feminina. Das mulheres 46,4% acusaram problemas de saúde enquanto homens foram 37,4% dos casos.

Secretaria de Saúde
O suporte prestado pela Secretaria de Saúde do Sindicato tem papel fundamental. Por meio do acolhimento aos bancários no momento das homologações, percebeu-se que muitos casos eram de demissões sem justa causa de trabalhadores que estavam adoecidos. Assim, a Secretaria pode encaminhar denúncia ao Ministério Público, que suspendeu a demissão nessas situações, por meio de uma ACP. Desde 2002, mais de 200 bancários do Itaú foram beneficiados.

“Esta pesquisa será extremamente útil. Ela nos mostra, de forma científica, informações que sabíamos pelo atendimento aos bancários no Sindicato. Agora, com estes dados em mãos, vamos utilizá-los nas negociações patronais para exigir melhores condições de trabalho para a nossa categoria que, cada vez mais adoece, trabalhando”, completa Ana Fideli.

“Vamos avaliar, assim como fizemos no caso do HSBC, a possibilidade de ações judiciais como uma tutela inibitória e de remoção do ilícito. O objetivo é que o banco se abstenha de praticar atos e políticas de gestão que possam ferir o direito de personalidade dos trabalhadores ou que levem ao seu adoecimento”, finaliza um dos coordenadores da pesquisa, o advogado Ricardo Mendonça.

Por Camila Cecchin

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias-interna/6/itau/24884/assedio-moral-conheca-o-projeto-vitimas-do-itau

Close