fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:36 Sem categoria

Bancos boicotam economia com aumento de juros

Diretor técnico do Dieese afirma que “reprecificação dos créditos” é perda para o consumidor
por Redação RBA publicado 11/08/2016 14:26, última modificação 11/08/2016 14:32
Marco/Flickr/CC
dinheiro.jpg

No ano passado, o Brasil pagou em título de juros mais de 500 bilhões de reais para os detentores da dívida pública

São Paulo – “No momento de crise, onde o sistema financeiro deveria apoiar a retomada de crescimento econômico, inclusive, reduzindo a taxa de juros, eles fazem o contrário, elevam. Eles comemoram o resultado, mas para a nação é uma grande perda”, criticou hoje (11) o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, ao falar sobre o desejo dos bancos de “reprecificarem o crédito”, o que significa aumentar as taxas de juros.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Clemente afirma que os bancos retiram bilhões de reais dos consumidores, das empresas e do Estado. “Para terem ideia, no ano passado, o Brasil pagou em título de juros mais de 500 bilhões de reais para os detentores da dívida pública. Nós pagamos outros bilhões de reais no crédito ao consumidor. O Brasil é um dos poucos países onde se compra um produto e se paga três por causa da taxa de juros.”

“O Brasil se encontra em uma das mais graves recessões econômicas com um nível de desemprego alto, com milhares de empresas fechando e trabalhadores perdendo renda. E nós observamos é que as notícias que os bancos nos dão é que nesse período em que a economia vive dramaticamente a crise, eles elevam a rentabilidade, recuperam as margens de lucro, aumentando a taxa de juros, que já é estratosférica”, critica.

Ouça:

Notícia colhida no sítio http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2016/08/bancos-querem-aumento-maior-da-taxa-de-juros-6055.html

Close