fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:46 Sem categoria

Jornalistas rejeitam proposta patronal e campanha salarial continua

 Categoria rechaçou proposta que sequer cobria a inflação do período.

 

Jornalistas de Curitiba decidiram, em assembleia realizada na última quinta-feira (15), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), rechaçar a proposta patronal, que previa reposição de 5% (inferior à inflação do período, que foi de 9,83%) e outras cláusulas não econômicas. Houve também assembleias pelo interior do Estado.
O auditório do sindicato ficou tomado pelos profissionais, que debateram e explanaram os seus pontos de vista. Após as conversas, a categoria votou e o “não” venceu a disputa contra o “sim” por 59 votos a 42. No restante do Paraná, o “não” também acabou prevalecendo, com 109 votos. O “sim” recebeu 55. Somando Curitiba e o interior, o resultado foi de 168 para o “não” e 97 para o “sim”. Hoje (16), haverá assembleia em Foz do Iguaçu.
O diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, encarou com naturalidade a vitória do “não”. “O jornalista está cansado. Nós estamos trabalhando muito e recebendo quase nada em troca. Esta proposta que sequer cobre a inflação do período não foi bem digerida pelo pessoal. A votação só demonstrou o descontentamento dos jornalistas com os patrões”, avalia.
Os próximos passos da campanha salarial deste ano serão a manutenção da assembleia, tornando-a permanente, uma consulta junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre uma possível mediação e a comunicação junto aos empresários até o dia 22 deste mês para solicitar uma nova mesa de negociação.

Escrito por: Flávio Laginski / SindijorPR

Notícia colhida no sítio:http://www.cutpr.org.br/destaque-central/1738/jornalistas-rejeitam-proposta-patronal-e-campanha-salarial-continua

Close