Nota de repúdio da CUT a OAB Pernambuco

Ordem interfere na negociação dos Bancários e pede até prisão da presidenta do Sindicato

Escrito por: Vagner Freitas – Presidente Nacional da CUT • Publicado em: 29/09/2016 – 17:31 • Última modificação: 30/09/2016 – 11:12

Roberto Parizotti.

A Central Única dos Trabalhadores repudia veementemente a atitude da OAB Pernambuco por interferir no processo de negociação coletiva da categoria bancária.

Alegando supostos problemas para receber alvarás e honorários na Caixa Econômica Federal, fato que estranhamente parece estar ocorrendo somente em Pernambuco, a OAB desrespeitou a Constituição e buscou revogar o direito de greve com liminares na Justiça, coisa que nem a Federação dos banqueiros ousou fazer.

A OAB afronta a democracia e o direito de livre organização não só dos bancários, mas de toda a classe trabalhadora, ao entrar com liminares para cercear o direito de greve da categoria bancária.

Mesmo admitindo em entrevistas que os gerentes dos bancos podem liberar os recebimentos de alvarás quando quiserem, ou seja, eles podem receber na hora que quiserem, a OAB Pernambuco culpa os bancários e o Sindicato pelas supostas dificuldades de recebimento e chegou ao absurdo de pedir a prisão da presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, uma atitude dos tempos da ditadura que não pode e não será mais tolerada no Estado Democrático de Direito.

A CUT expressa todo apoio aos bancários e a presidenta, alvo de um ataque desproporcional, antidemocrático e autoritário. E conclama o Conselho Federal da OAB a intervir na seccional do Estado de Pernambuco para que reveja suas atitudes e respeite a democracia e a categoria bancária na sua luta por salários mais dignos e melhores condições de trabalho.

Vagner Freitas – Presidente Nacional da CUT