fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:50 Sem categoria

Bancários protestam contra o desmonte no Banco do Brasil

Em Curitiba, 6 agências estão com suas atividades paralisadas como forma de protesto

Foto: JokaMadruga/SEEB Curitiba

Bancários de todo o país se mobilizam nessa terça-feira, 29 de novembro, em um Dia Nacional de Lutas contra o desmonte do Banco do Brasil. A instituição anunciou recentemente que passará por uma reestruturação, fechando 402 agências e transformando outras 379 em simples postos de atendimento. Para tanto, pretende enxugar seu quadro em 18 mil funcionários.

A ação do sindicato e dos trabalhadores visa à conscientização da população em relação ao desmonte de um dos principais bancos públicos, patrimônio do povo brasileiro e fomentador de diversos programas que estimulam o desenvolvimento do país. Além disso, o protesto marca a indignação dos bancários contra o corte dos postos de trabalho. O sindicato alerta que todo o processo de reestruturação está sendo feito de maneira impositiva e unilateral, sem o diálogo com os representantes dos trabalhadores, que ficaram sabendo pela imprensa sobre a reestruturação.

“O desmonte do BB atende ao interesse da concorrência, ou seja, dos bancos privados, que exigem do governo seu desmonte. E os bancários, que garantem os altos lucros do banco, estão recebendo em troca redução de salário, perda de função, transferências arbitrárias e demissão. É parte do plano dos golpistas o desmonte do Estado e entrega da Soberania Nacional. Não vamos aceitar isso”, alerta Pablo Diaz, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Mesmo com lucro de 4,8 bilhões no primeiro semestre o banco segue reduzindo funcionários. Nos últimos 12 meses o BB eliminou aproximadamente 3 mil postos de trabalho e anunciou junto com a reestruturação o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI) com público alvo de 18.000 funcionários.

No Paraná, serão fechadas 11 locais nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Somente em Curitiba, serão fechadas seis agências: Presidente Kennedy, Carlos Gomes, Conselheiro Laurindo, Novo Mundo, Mariano Torres e Walmart Cabral. Na capital, as agências anunciadas de fechamento estão com suas atividades paralisadas no dia de hoje.

Os bancos públicos tem um papel diferenciado dos demais, eles são encarregados de executar políticas públicas que garantam o desenvolvimento do país com operações que direcionem o crédito e também por medidas anticíclicas, capazes de reduzir os juros do mercado. O Banco do Brasil, por exemplo, é responsável por mais da metade do crédito agrícola do país, e fomentador de programas como o Pronaf, Trator Solidário, Proger, FIES, MinhaCasaMinhaVida. Com o desmantelamento do banco, esses entre outros programas ficarão ameaçados.

“Essa luta não é apenas do bancário, mas é de toda a população, que precisa de financiamento estudantil para ter acesso a universidade, ou do pequeno empresário que precisa de crédito. A produção de alimentos é em sua maioria financiada pelo BB e sem esse financiamento haverá encarecimento dos alimentos, ou seja, todo o trabalhador sentirá os reflexos em sua mesa. Por isso, contamos com a população, estamos mobilizados em defesa do patrimônio brasileiro e resistiremos a mais esse ataque” afirma Ana Busato, diretora do Sindicato.

Confira aqui o informativo distribuído nesse dia de luta.

Camila Cecchin –SEEB Curitiba

============================================

Sindicato fecha hoje (29/11) sete agências contra o desmonte no BB

Sindicato de Londrina participa do Dia Nacional de Luta dos funcionários do BB com paralisação de sete agências
Sindicato de Londrina participa do Dia Nacional de Luta dos funcionários do BB com paralisação de sete agências
TERÇA-FEIRA, 29/11/2016

Nesta terça-feira (29/11), a diretoria do Sindicato de Londrina está paralisando sete agências do Banco do Brasil em protesto contra o pacote anunciado pelo governo Michel Temer (PMDB) no último dia 20 de novembro.

A mobilização atinge as seguintes agências:

– Rua Pernambuco (será fechada)
– Av. Inglaterra (vai virar PAA)
– Av. Maringá (vai virar PAA)
– Rua Mato Grosso (vai virar PAA)
– Av. Bandeirantes
– Av. Tiradentes
– Rua Araguaia

Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina, afirma que as unidades permanecerão fechadas o dia inteiro, com o objetivo de pressionar o banco a rever as medidas que já estão em curso, como o fechamento de agências, transformação de outras em PAAs (Postos de Atendimento Avançado), descomissionamentos, bem como a redução da dotação de pessoal.

“O Sindicato está firme nesta luta e promove novas atividades neste Dia Nacional de Mobilização e Paralisação contra o desmonte do BB. Os funcionários e funcionárias têm que abraçar esta causa para defender seus empregos e direitos, além de buscar apoio de parentes, amigos e da sociedade contra mais esse ataque neoliberal”, convoca Gisa.

Por Armando Duarte Jr. 

Close