fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:40 Sem categoria

Fetec-CUT-PR: 25 anos de muita luta e conquista

O ano era 1992. O Brasil passava por uma crise de desemprego e inflação alta. O presidente neste período era Fernando Collor de Mello, que, ao final deste mesmo ano, renunciou ao cargo por conta dos sucessivos escândalos de corrupção que envolveram o seu governo. Foi neste quadro pouco amistoso que surgiu a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) em Londrina, norte do Paraná, no dia 19 de janeiro.

Mesmo com o país em ebulição, a Fetec mostrou, desde a sua fundação, a que veio, participando, ativamente, de manifestações em favor não apenas dos bancários e bancárias, mas também dos trabalhadores e trabalhadoras. Rompendo com a antiga federação burocrática que pouco representava a categoria, a Fetec conquistou, logo no ano seguinte de sua fundação, outros sindicatos, e, por fim, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, o maior do Paraná, consolidando de vez a sua força.

Hoje a Fetec conta com 10 sindicatos (Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) e responde por 24 mil bancários, o que representa 80% de toda a categoria no Paraná.

Atual presidente da Fetec, Júnior César Dias destaca a representatividade e o posicionamento da federação ante as tentativas do atual governo em prejudicar os trabalhadores e trabalhadoras. “Acredito que a Fetec é um foco de resistência contra os avanços neoliberais ao participar da defesa da sociedade como um todo. Somos contra o golpe que se instalou no Brasil ao tirar a presidenta Dilma, eleita democraticamente, para instalar um vice que, com o apoio dos partidos perdedores, quer instalar uma agenda que só vai beneficiar a elite do país. Esse é o objetivo da Fetec: lutar pelos trabalhadores e trabalhadoras. Nascemos em um momento difícil do Brasil. Vivemos um período conturbado. Mas não temos medo disso. Nossa luta vai continuar, sem esmorecer”, afirma.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Roberto Antonio Von der Osten, que já presidiu a Fetec em duas gestões, fala um pouco mais sobre a importância da Fetec. “A Fetec foi criada seguindo orientação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ao longo deste período, ela cumpriu fielmente a sua função, que é de organizar a categoria e lutar por seus direitos. Ela colocou o sindicalismo bancário do Paraná em uma importante posição no cenário nacional. São 25 anos de resistência, luta e muito respeito”, resume.

 

Setores da sociedade falam da importância da Fetec

A representatividade da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) não se limita apenas no campo dos bancários e bancárias. A atuação vai muito além. Por conta disso, setores ligados à defesa dos trabalhadores e trabalhadoras reconhecem a atuação e a força que a Fetec representa na sociedade, servindo muitas vezes como um “norte” na hora das mobilizações e das lutas.

Tadeu Veneri

 

 

 

 

 

 

 

 

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) ressalta a importância de a Fetec nos 25 anos de sua existência. “Sempre que havia algo que pudesse prejudicar não apenas a categoria bancária, mas a classe trabalhadora como um todo, a Fetec esteve lutando contra. Estamos vivendo um fascismo social nos dias de hoje e fico feliz em ver que a federação está na linha de frente combatendo esse mal”.

 

Regina Cruz

A presidenta da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), Regina Cruz, fala sobre como a Fetec se destaca na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. “A Fetec é um ramo importante não apenas para a sua categoria, mas para todos. É importante para nós da CUT ter a Fetec ao nosso lado. Ela está lutando ativamente contra estas reformas da previdência e trabalhista que visam prejudicar a sociedade e também está apoiando a ‘Diretas Já’, pois também entende que é preciso tirar esse golpista do poder e convocar novas eleições, uma vez que quem elegeu Eduardo Cunha como presidente da Câmara não tem condições de escolher um novo presidente”, opina.

Andre Machado

Para o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Curitiba, André Machado, a Fetec possui um papel de liderança nas manifestações em prol dos trabalhadores. “A unidade que a Fetec tem com seus sindicatos é exemplar. Ela luta por uma saída democrática com a situação atual do Brasil. Ela também está se destacando nesta luta contra as terceirizações, pois sabe o quanto isso será prejudicial ao país. O fato de estar antenada com o que prejudica a sociedade faz da Fetec uma valorosa defensora da classe trabalhadora”, salienta.

Roberto Antonio Von der Osten              Foto: Joka Madruga

 

 

 

 

 

 

 

 

Roberto Antonio Von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), revela que a Fetec possui um dinamismo em suas ações que a levaram a ser respeitada em todo o país. “A Fetec sabe ouvir a voz das ruas. Ela sempre está produzindo materiais e participando de ações para a defesa de sua categoria e também da sociedade. Não por um acaso ela ganhou respeito pelas outras federações. Com uma federação atuante como a Fetec, a classe trabalhadora sempre terá um importante aliado na hora de defender seus direitos”, conclui.

 

Autor: Flavio Laginski

Fonte: Fetec-CUT/PR

 

 

Close