fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:33 Sem categoria

2017 não vai deixar saudades

A FETEC PR não se calou diante do golpe e da supressão de direitos  e em 2018 continuará na resistência pelo retorno da democracia e respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras” Junior Cesar Dias -presidente

Junior Cesar Dias – presidente da FETEC PR faz um balanço do ano de 2017

Este ano de 2017 foi marcado pelo aprofundamento do golpe que se instalou no Brasil, com forte ataque às instituições representativas de classe, censura em exposições de arte, e retirada de direitos históricos dos trabalhadores. A FETEC Paraná não se calou, implementando ferramentas de denúncia e ampliando o diálogo com a sociedade. Em janeiro a direção enviou delegação para o Fórum Social da Resistência em Porto Alegre, onde representantes de vários países latino americanos denunciaram a ruptura com o estado democrático de direito.

Em março as mulheres se reuniram e em todo o Brasil chamaram atenção para o caráter misógino do golpe, que de pronto retirou a primeira presidenta eleita no país, e em consequência promoveu a retirada de direitos específicos das mulheres. Ainda em março caravanas de sindicalistas levaram à Brasília o protesto contra a terceirização.

Em abril as centrais sindicais criaram o movimento “Todos contra o fim da aposentadoria”, que teve ampla adesão não só dos sindicatos e federações, mas de toda a sociedade. Em 27 e 28 de maio a FETEC PR realizou seu XI Congresso em Curitiba e o principal debate foi a construção da resistência em defesa do emprego e dos direitos.

Durante o Congresso a FETEC PR lançou revista comemorativa pelos seus 25 anos de história, com resgate da trajetória de lutas e depoimentos de dirigentes sindicais que fizeram parte dessa jornada. Em junho a CONTRAF organiza seu Congresso extraordinário e o encontro dos bancos privados.

Em julho a FETEC PR realiza a 19ª Conferência, reunindo bancários e bancárias de todo o Paraná, com delegações de todos os 10 sindicatos filiados.Também em julho a FETEC participa da CONECEF, do Encontro do BB e da Conferência Nacional. Todos os debates convergiram em torno da defesa dos direitos, do emprego, contra a reforma da previdência e contra as privatizações.

Também em julho os deputados votam o projeto da “reforma trabalhista” que na verdade se trata do desmonte trabalhista com extinção de direitos conquistados na luta ainda no início do século passado. A FETEC PR esteve presente em todos os momentos pressionando os deputados contra a aprovação. Lamentavelmente a chamada reforma trabalhista é um projeto de todos os setores empresariais que sabidamente patrocinaram o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, e com isso impuseram à nação brasileira o retorno de velhas práticas de exploração da mão de obra, que para a própria OIT (Organização Internacional do Trabalho) remetem à escravidão.

2017 também fica marcado por atos em defesa do patrimônio público, em especial em defesa do Banco do Brasil e da Caixa. A FETEC PR esteve à frente da organização em defesa da Caixa 100% Pública, com instalação de tenda no centro de Curitiba para divulgação de materiais, coleta de assinaturas e distribuição do Jornal Brasil de Fato. Em setembro a CUT lançou a campanha pela anulação da reforma trabalhista e a FETEC mobilizou as entidades para a coleta de assinaturas junto à população. Ainda em setembro a FETEC realizou oficina de comunicação visando ampliação do diálogo social nas redes sociais.

Em outubro a FETEC participou do Dia Nacional de Luta em Defesa do Patrimônio Público no Rio de Janeiro, realizou o planejamento estratégico para 2018, participou do Encontro da Economia Solidária em Umuarama. Ainda em outubro a FETEC lançou a campanha “Não precisa ser pra sentir” que chama a atenção das discriminações nos bancos e o lançamento da cartilha da CONTRAF CUT “Assuma o controle – a saúde é sua” e em parceria com o Sindicato dos Bancários de Curitiba participou do seminário “Assédio Moral organizacional”. Também em outubro a FETEC PR organizou em parceria com o gabinete do deputado Tadeu Veneri uma audiência Pública em defesa dos bancos públicos no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.

Em 10 de novembro, véspera da entrada em vigor da nova legislação trabalhista a FETEC esteve presente em todas as manifestações, patrocinando postagens nas redes sociais para pressionar deputados federais que votaram no projeto do governo que retirou direitos trabalhistas. A FETEC PR desenvolveu campanha publicitária em defesa da Convenção Coletiva e dos direitos conquistados na luta sindical. Ainda em novembro a FETEC PR participou do Fórum da Visibilidade Negra em Recife e patrocinou postagens na internet sobre a necessidade do combate ao racismo. Também enviou delegação à Montevideo participando na Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo. Em 25 de novembro tem início a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e no dia 1º de dezembro a FETEC PR lança a cartilha sobre o tema durante manifestações na Boca Maldita Centro de Curitiba.

A plenária anual da Ação Sindical, realizada em 2 de dezembro, encerra diversas atividades, com apresentação do planejamento estratégico, prestação de contas e lançamento do Comitê em Defesa da Caixa 100% Pública. O ato em defesa da Caixa 100% Pública reuniu lideranças de todo o Brasil em frente ao prédio da Caixa na Praça Carlos Gomes em Curitiba engrossando as manifestações que ocorreram em todo o país, fazendo com que a o Conselho de Administração da empresa retirasse da pauta a proposta de abertura do capital social.

Para finalizar a relação de maldades praticadas pelos bancos em 2017 o Banco SANTANDER impõe uma série de regras da nova lei trabalhista antecipando o fim da Convenção Coletiva Nacional, que tem vigência até setembro de 2018.

A FETEC CUT PR reafirma seu compromisso de classe e em 2018 continuará na resistência pelo retorno da democracia e respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Close