Londrina: Assembleia Geral aprova propostas da Fenaban, BB e da Caixa

A Assembleia dos bancários e bancárias que atuam na base do Sindicato de Londrina, realizada na noite desta quarta-feira (29/08), aprovou a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que prevê reajuste de 5% nos salários, demais verbas e na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), parcelamento da antecipação de férias e manutenção de todos os direitos previstos na atual CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

O presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, afirma que a maioria dos 170 participantes da Assembleia seguiu a orientação do Comando Nacional e aceitou os termos previstos na proposta dos bancos, garantindo aumento real de 1,18% e a não interferência da nova legislação trabalhista nas conquistas da categoria, entre outros pontos.

“Em 10 rodadas de negociação conseguimos assegurar que nenhum direito fosse retirado e fechamos um acordo com aumento real nos salários e nas cláusulas econômicas sem ter que deflagrar greve. Na conjuntura atual, na qual o governo e as empresas tentam impor retrocessos, conseguimos sair ilesos dessa política que penaliza a Classe Trabalhadora”, avalia.

BB e Caixa

Na Assembleia do Sindicato de Londrina também foram aprovadas as propostas específicas para os Acordos Aditivos à CCT dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Segundo Felipe, assim como ocorreu nas negociações com a Fenaban, as diretorias destes dois bancos públicos federais voltaram atrás na intenção de retirada de direitos, como havia sido manifestado nas primeiras discussões com a Comissão de Empresa e a CEE (Comissão Executiva dos Empregados).

“Tanto na Caixa, quanto no BB, conseguimos manter todos os direitos específicos, além de manter as negociações acerca de temas a serem aprofundados nas mesas permanentes”, completa.

Por Armando Duarte Jr.
Vida Bancária