fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:43 Sem categoria

Bancários devem atentar-se às medidas de prevenção ao coronavírus

Em caso de descumprimento por parte dos bancos, irregularidades devem ser denunciadas ao Sindicato.

A disseminação do Coronavírus (COVID-19) avança a cada dia. Nesta quarta-feira, 01 de abril, o Brasil registrou mais de 6.800 infectados. A velocidade assustadora da contaminação exige que todos tomem medidas para a prevenção da doença. No caso dos bancários, que não podem cumprir o isolamento social e têm de realizar atividades essenciais nos bancos, a preocupação é ainda maior, já que o vírus pode ser transmitido através do contato com cédulas, documentos e caixas eletrônicos.

O vírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro, que se espalham pelo ambiente e perduram nas superfícies por um longo tempo. Por isso, a higienização dos locais de trabalho, onde as pessoas passam a maior parte do tempo é necessária. Para o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Mauro Salles, lavar as mãos com água e sabão, frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais, é uma importante medida para a prevenção ao vírus.

Mauro Salles, também indica o uso de álcool gel para a proteção. “É importante ter um frasco de álcool gel na mesa de trabalho ou na bolsa”. “Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo, após você colocar as mãos em uma superfície contaminada”, explicou. “Evitar aglomeração e distanciamento social também é essencial neste momento”, completou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento sobre como prevenir o Coronavírus e outras infecções no ambiente de trabalho. Segundo o órgão, a adoção das medidas preventivas é uma forma de reduzir a licença de trabalho ocasionada por doenças e também de diminuir a propagação da Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, as empresas têm a obrigação de apresentar um plano para evitar que a doença se propague, caso um funcionário seja diagnosticado com a doença ou mesmo com suspeita. “Os bancos são responsáveis pelo fornecimento de materiais como, álcool gel e máscara, quando necessário. O banco que não disponibilizar esses tipos de materiais essenciais para a prevenção do coronavírus não estará cumprindo com as orientações da OMS e nem se preocupando com a saúde e segurança do trabalhador, portanto, o bancário pode se recusar a trabalhar num ambiente que não é seguro ”, disse Mauro. “Também cobramos dos bancos a higienização de todos os espaços neste momento. Acima de tudo, caso haja uma suspeita ou comprovado caso de coronavirus, o trabalhador deve ser afastado bem como todos os colegas que tenham tido contato com ele”, concluiu Mauro Salles.

Em caso de descumprimento das medidas preventivas, os trabalhadores podem denunciar ao Sindicato.

Fonte: Contraf-CUT

Close