fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:41 Sem categoria

Londrina registra mais três casos de bancários infectados

Foto: Vida Bancária

Nesta quarta-feira (5), as agências Centro e Praça Willie Davids, do Bradesco em Londrina, estão fechadas após constatarem funcionários infectados pelo novo coronavírus. As unidades estão passando pelo processo de sanitização e reabrirão com outra equipe de funcionários, conforme estabelece o protocolo da Covid-19 do banco. A agência Ouro Verde, do Itaú, está com as atividades suspensas desde terça-feira (4), pelo mesmo motivo.

Com mais estes três casos, sobe para 19 o número de bancários e bancárias que testaram positivo para a doença na base do Sindicato de Londrina desde o início da pandemia do novo coronavírus. Na última sexta-feira (31/07), um funcionário do Banco Safra também foi diagnosticado com Covid-19.

“Do dia 8 de julho até agora verificamos a elevação de forma significativa dos casos na categoria. Saímos de 5 bancários e bancárias contaminados para 19 em menos de um mês, o que dá um crescimento de 280%”, ressalta Laurito Porto de Lira Filho, diretor do Sindicato de Londrina, afirmando que a entidade já alertou a Secretaria Municipal de Saúde e o COESP (Comitê de Operações Emergenciais da Saúde Pública) sobre esse surto e por isso solicitou maior rigidez na cobrança de medidas de prevenção e nos protocolos a serem seguidos pelos bancos em relação à Covid-19.

“É preciso que a Prefeitura estabeleça em Decretos os procedimentos a serem adotados pelos bancos, que incluem a sanitização constante das agências, redução do fluxo de clientes e uma padronização das medidas que deverão ser cumpridas quando surgirem casos de infecção de funcionários. No Bradesco, por exemplo, em apenas uma semana a agência Praça Willie Davids teve que ser fechada duas vezes em função da Covid-19, deixando claro que algo está errado no protocolo adotado pelo banco”, avalia.

A Covid no Paraná

Embora os bancos não estejam dando a transparência devida aos casos de bancários e bancárias infectados pelo novo coronavírus, um balanço da FETEC-CUT/PR (Federação Estadual dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná) revela que já foram registrados 55 casos no interior e 108 em na capital.

No Estado ainda não ocorreu ainda nenhuma morte na categoria decorrente da Covid-19, mas em Curitiba quatro pessoas tiveram que ser internadas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Felizmente, todos conseguiram se recuperar.

Em nível nacional, não é possível saber os números de vítimas do novo coronavírus no setor financeiro, também por conta da subnotificação dos casos. Porém, informações indicam que 33 bancários e bancárias já foram a óbito desde o início da pandemia.

Texto: Armando Duarte Jr.

Fonte: Vida Bancária

Close