fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:06 Sem categoria

Fetec enaltece luta dos professores contra os desmandos do governador Ratinho Jr

Foto: APP-Sindicato

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) vem a público para enaltecer a luta dos professores paranaenses que fizeram por oito dias uma greve de fome contra os desmandos do atual governo estadual. Eles lutavam para que a prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS ), marcada para o dia 13 de dezembro, fosse derrubada e os contratos dos funcionários atuais sejam prorrogados. A manifestação terminou ontem (26).

O presidente da Fetec, Deonísio Schimidt, parabeniza os professores e professoras pela luta e lamenta a falta de atenção dada pelo governador. “Em nome da nossa categoria, quero parabenizar a coragem e a luta dos professores. A educação pública do Paraná não pode acabar. Entendemos que essa medida do governador Ratinho Jr em fazer uma prova presencial para a categoria é um absurdo, uma vez que estamos em uma pandemia que já levou a vida de mais de 170 mil brasileiros. Lamentável que ele não tenha recebido os professores para uma conversa franca”, salienta.

Deonísio reclama também da falta de apoio da chamada “grande mídia” em acompanhar o caso mais de perto. “Com exceção dos veículos progressistas, as grandes empresas de comunicação do Estado praticamente ignoraram a luta dos professores.  A ação do APP-Sindicato (entidade que representa os trabalhadores na educação pública do Paraná) merecia mais atenção, pois lutam para que a educação não seja atirada na lata de lixo”, opina.

Embora a greve de fome tenha encerrada, os professores, funcionários de escola, educadores e educadoras estaduais, em assembleia virtual, realizada na tarde de ontem, aprovaram: o fim da greve de fome, a definição de estado de greve, assembleia permanente – que pode ser chamada a qualquer momento – e indicativo de greve para início do ano letivo, em 2021, com assembleia da categoria em fevereiro.

Pontos

A Fetec defende os seguintes pontos desta luta dos educadores:

  • revogação do edital 47;
  • prorrogação doa atuais contratos de PSS;
  • concurso público;
  • saída do secretário de educação.

A Fetec também lançou uma nota de apoio, que pode ser lida aqui

 

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec-CUT-PR

Close