fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:50 Sem categoria

Sindicatos da Fetec participam de paralisação das atividades do Banco do Brasil

Diversas agências, postos de atendimento, escritórios e outras unidades do Banco do Brasil no Paraná aderiram nesta sexta-feira (29) à paralisação nacional proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O motivo do protesto é pela “reestruturação” disfarçada de sucateamento que o governo federal quer fazer no BB. A “proposta” do desgoverno bolsonaro e de seu ministro da economia, paulo guedes, é de fechar agências, reduzir comissões e demitir cinco mil funcionários do banco.

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito no Paraná (Fetec-CUT/PR), como não poderia deixar de ser, apoia esta ação, pois entende que o BB corre sérios riscos com esta “deforma”, abrindo caminho para uma privatização, o que vai determinar um prejuízo não apenas para a categoria bancária, mas também para sociedade e setores produtivos, como o pequeno agricultor, cuja produção é responsável por alimentar a população.

Nos sindicatos filiados da Fetec (Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) foram registradas ações em algumas cidades. Algumas agências chegaram a ser fechadas, contudo, não foi realizado piquete por conta da pandemia de Covid-19.

O presidente da Fetec, Deonísio Schmidt, fala um pouco sobre esta manifestação. “Esse protesto é um alerta ao que o banco chama de reestruturação. Para a gente, está bem explícito o desejo do guedes, que é de privatizar o BB. É um desrespeito para as pessoas que fazem esta instituição bicentenária, vinda deste cidadão. Não apresentaram critérios claros para essa ‘reestruturação’. A paralisação é uma forma de mostrar que a categoria merece respeito. Devemos mostrar nossa indignação”, aponta.

Deonísio revela ainda que o percentual de participação do governo no BB é um tanto quanto está bem no limite.  “O governo detinha 52,2% das ações com direito a voto (ordinárias). Em 21 de agosto de 2019 anunciou a venda de ações no “limite. Isso ocorreu. Eram 1,54 bilhão de ações. Foram vendidas 20.785.200 para o ‘mercado’. Hoje, a participação passou para 50,002% – está no site do banco esse número esdrúxulo. Com três casas decimais. Igual a posto de gasolina enganando o povão. Ou seja. Está num lago congelado em cima de um bloco rachado. Qualquer espirro e o vivente afunda. Guedes sabe disso e fez com que ele soltasse a pérola na reunião. Basta um a arrastada de pé e adeus BB”, encerra.

Veja fotos da manifestação em algumas cidades

Curitiba

Foto: Joka Madruga

Foto: Joka Madruga

Foto: Joka Madruga

Apucarana

Foto: Seeb Apucarana

Foto: Seeb Apucarana

Arapoti

Foto: Seeb Arapoti

Campo Mourão

Foto: Seeb Campo Mourão

Foto: Seeb Campo Mourão

Cornélio Procópio

Foto: Seeb Cornélio Procópio

Foto: Seeb Cornélio Procópio

Guarapuava/Prudentópolis

Foto: Seeb Guarapuava

Londrina

Foto: Seeb Londrina

Foto: Seeb Londrina

Paranavaí

Foto: Seeb Paranavaí

Foto: Seeb Paranavaí

Umuarama

Foto: Seeb Umuarama

Foto: Seeb Umuarama

 

Close