fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:30 Sem categoria

Sindicato de Curitiba orienta sobre paralisação no BB

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, funcionárias e funcionários do Banco do Brasil realizam uma paralisação nacional, por prazo determinado, das 0h00 às 23h59. A paralisação foi aprovada em assembleia online pelos bancários da base do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região no último dia 05 e será realizada em protesto à reestruturação anunciada no dia 11 de janeiro pela direção do banco.

Conforme determina a legislação, o Sindicato publicou em seu site e também em jornal de circulação local, o aviso de greve, informando clientes e usuários do BB de Curitiba e região sobre a paralisação. O banco também foi comunicado da decisão da categoria de realizar a paralisação. Vale lembrar que a greve é um direito dos trabalhadores e trabalhadoras, previsto na legislação trabalhista brasileira.

Orientação
Como a paralisação foi decidida coletivamente, em assembleia, cumprindo todos os requisitos previstos em lei, o Sindicato orienta que os funcionários que estão trabalhando presencialmente não compareçam aos seus locais de trabalho; e os bancários que estão em home office não façam o login no sistema.

“A primeira paralisação, realizada em 29 de janeiro, foi muito expressiva em todo o Brasil. Muitos bancários e bancárias cruzaram os braços para protestar contra essa desestruturação promovida pelo Governo Bolsonaro no Banco do Brasil”, lembra Ana Smolka, representante do Paraná na CEBB. “Foi esta grande adesão que nos mostrou que os funcionários do BB estão dispostos a lutar pelos seus direitos”, conclui.

Não se aglomere! 
Cabe informar que o Sindicato reconhece o grave momento da pandemia de Covid-19. Portanto, não será possível a realização de piquetes nos locais de trabalho e muito menos aglomerações. A entidade está preparada para dar o suporte necessário para a paralisação, mas a adesão deve ser voluntária e responsável, sempre com a utilização de máscaras e respeitando o distanciamento social quando necessário.

“É uma luta de dentro do BB para fora, para a população. É uma luta para preservação da vida das pessoas, de quem é grupo de risco. Estamos convocando o pessoal que está em home office a não bater o ponto, para fazermos uma grande mobilização. Essa é uma greve de dentro para fora, por conta, inclusive, da pandemia, da grande parte dos funcionários estarem em home office”, explica João Fukunaga, coordenador nacional da CEBB.

Redes sociais
Durante a paralisação, o Sindicato convida todos os funcionários a protestarem nas redes sociais, usando a hashtag #MeuBBValeMais. A entidade também está disponibilizando cartazes para serem impressos e usados para tirar fotos (baixe aqui o PDF dos cartazes). Envie suas fotos para o WhatsApp (41) 9 9989-8018 ou marque o Sindicato nas redes sociais.

Os bancários que necessitarem de orientações podem entrar em contato com a entidade por meio do WhatsApp (41) 9 9989-8018, no grupo do Telegram (https://t.me/joinchat/VAE01Ray34g0bUle) ou com o dirigente responsável pelo seu local de trabalho. As denúncias podem ser enviadas pelo Canal de Denúncias.

Fonte: Seeb Curitiba

Close