fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:02 Sem categoria

Pepe Mujica e Alberto Fernandez participam da abertura do congresso da CSA

Foi realizada nesta terça-feira (20) a abertura do 4º Congresso da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA). O encontro, realizado pela primeira vez de forma virtual, por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19), vai debater sobre o futuro da democracia frente aos desafios de cortes de direitos trabalhistas e ataques à organização sindical. O ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, participaram do encontro.

Na abertura do Congresso foi apresentado um vídeo das lutas do movimento sindical no continente. Após o vídeo, foi feita uma saudação pelo presidente da CSA o canadense Hassan Yussuff. Também foi exibido um vídeo em homenagem à primeira presidenta da CSA, Linda Chávez Thompson.

Conteúdo político

Foram eleitas comissões e aprovado o regimento do encontro. “As discussões desta terça-feira tiveram um altíssimo conteúdo político nas análises conjunturais do presidente da CSA, Hussein Yussuff, do diretor geral da OIT, Guy Rider, da secretária-geral da CSI, Sharan Burrow, e do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica”, informou o secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Roberto von der Osten. A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, também participou do Congresso da CSA.

Outro participante do encontro foi o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, que avaliou a cena latino-americana. Fernandez destacou os processos de enfrentamento com a direita neoliberal nos países da região e os esforços que têm feito para que não ocorram embargos econômicos como os que existem atualmente contra Cuba e Venezuela.

Unidade e esperança

Falou do Brasil e de como é difícil o enfrentamento social na conjuntura brasileira. “O saldo político do dia foi muito animador pois deixa aos delegados das 39 centrais sindicais que estão participando um sentimento de unidade e de esperança na luta por igualdades, direitos e felicidade” avaliou Roberto von der Osten.

Também foi feita uma homenagem a três companheiros mortos recentemente: João Felicio, João Felício, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e da Confederação Sindical Internacional (CSI); Kjeld Jacobsen, ex-secretário de Relações Internacionais da CUT, e Gustavo Codas, paraguaio exilado no Brasil e que teve atuação na construção da CUT e foi presidente do braço paraguaio da Itaipu Binacional.

O congresso da CSA prossegue nesta quarta-feira (21), e quinta-feira (22), com encerramento previsto para sexta-feira (23).

Fonte: Contraf-CUT

Close