fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:28 Sem categoria

Comando Nacional dos Bancários pede a inclusão dos bancários no Plano Nacional de Imunização

A coordenação do Comando Nacional dos Bancários entregou hoje (11) para o ministro da saúde Marcelo Queiroga uma solicitação para que a categoria bancária seja inclusa no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O Comando, que já havia se manifestado oficialmente por meio de ofícios, entregou em mãos ao ministro documentos que revelam um preocupante aumento no número de contaminações e mortes entre as bancárias e bancários, que vêm prestando um serviço essencial à população desde o início da pandemia.

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) e membro do Comando Nacional dos Bancários, Deonísio Schmidt, ressalta a necessidade de a categoria ser inclusa no PNI. “Já perdemos muitos colegas para a covid durante esta pandemia. Estamos expostos. É urgente que os bancários sejam vacinados. Estamos trabalhando para que isso ocorra o mais rápido possível”, enfatiza.

A presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, revelou um pouco de como foi a reunião com o ministro. “Apresentamos os argumentos e trouxemos, inclusive, um parecer médico acerca das características do trabalho bancário na agência, que é um ambiente de trabalho fechado, sem ventilação natural, por não haver possibilidade de as portes permanecerem abertas por conta da segurança. Apresentamos também os dados que mostram o aumento de 176% dos desligamentos por morte na categoria. Além disso, explicamos a situação do contágio dos funcionários e clientes, que as agências se transformaram em um vetor risco para as milhões de pessoas que precisam ser atendidas por este serviços essencial para a população e que, por isso, em nenhum momento pôde permanecer fechado durante a pandemia”, explicou.

O ministro se comprometeu a levar a avaliação para a equipe técnica do Ministério da Saúde, responsável pelo PNI.

Texto: Flávio Augusto Laginski e Contraf-CUT

Fonte: Fetec

Close