fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:09 Sem categoria

Tráfico de influência: Bolsonaro é denunciado à Procuradoria-Geral da República

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) denunciou nesta quinta-feira (10) à Procuradoria-geral da República (PGR) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por “tráfico de influência em transação comercial internacional”.

A partir de documentos entregues à CPI da Covid e, com a transcrição de um telefonema entre o presidente Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, realizado em abril de 2020, fica claro que o presidente usou indevidamente o cargo que ocupa, afirma o senador.

Para Rogério Carvalho fica claro que quem tomou a iniciativa foi o presidente brasileiro e que aproveitou de seu cargo em favor das empresas privadas EMS e Apsen, interessadas em receber insumos para aumentar a produção de cloroquina.

Na conversa, Bolsonaro pede ao premiê indiano “agilidade” na liberação de encomendas feitas pelas duas empresas. “Ele agiu com tráfico de influência para favorecer empresas, enganar o Brasil com a cloroquina, ignorar a vacina e promover imunidade de rebanho, com contaminação dos brasileiros ao vírus”, declarou o senador à Agência PT.

Além disso, o senador considera que os documentos entregues à CPI mostraram “o presidente da República interferindo na relação com outro país para especificamente algumas empresas privadas”.

Por fim, o senador Rogério Carvalho afirma que, ao contrário do que se possa imaginar, “O governo não foi só negacionista, mas trabalhou para produzir a expansão da pandemia e o principal instrumento foi a cloroquina. E a gente vê agora quase 500 mil mortos, em função principalmente de medidas desprovidas de amparo científico”.

Fonte: Revista Fórum

Close