fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:40 Cidadania

Famílias indígenas acampadas pedem apoio da população

Foto: Cristiane Zacarias/SEEB Curitiba

As famílias das etnias kaingang, jamamadi e guarani estão em desalento desde o início de dezembro e acamparam desde a semana passada na Praça Nossa Senhora da  Salette, localizada no Centro Cívico, em Curitiba-PR. Desde março de 2020, por conta da pandemia, a Casa de Passagem Indígena (Capai) de Curitiba está fechada. Com a proximidade do Natal, as famílias indígenas em busca de renda com a venda de artesanatos pelas ruas da cidade que chegam à capital têm ficado desamparadas, com mulheres e crianças dormindo nas ruas e sem condições básicas de alimentação e higiene pessoal.

Além da falta abrigo, as mulheres indígenas denunciam ainda violação de direitos por parte da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e da Prefeitura de Curitiba. Os órgãos estariam ameaçando retirar as crianças das famílias em situação de rua e fazer um acolhimento forçado, desmembrando as famílias.

Sem indicativo de reabertura da Casa e apoio governamental, as e os indígenas têm resistido por meio de doações e da venda de seus artesanatos. Neste momento, as famílias necessitam de acesso a banheiro e chuveiros e doação de água, alimentos não perecíveis, fraldas e materiais de higiene pessoal.

Sindicato apoia as famílias

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e Região é uma das entidades signatárias de uma moção de apoio às famílias indígenas prejudicadas pelo fechamento da Casa de Passagem, que pressiona o poder público pela reabertura do espaço.

Acesse aqui o documento.

A entidade também atua em ações de solidariedade, levando doações de frutas, água e itens de higiene pessoal para amparar as famílias. “As famílias indígenas por aqui para vender o artesanato que produzem e só vão voltar para casa após vender tudo. Precisam de doações em alimentos e gêneros de higiene pessoal para homens, mulheres e crianças, precisam que a Prefeitura reabra a Casa de Passagem, mas precisam também que todos que puderem, que passem no acampamento para comprar os artesanatos”, convida Cristiane Zacarias, diretora da Secretaria Geral do Sindicato.

Você também pode ajudar com doações levando até o Sindicato, ou se precisar, entre em contato com o Sindicato pelo telefone (41) 3015-0523 para coleta de doações. Contribua, ainda, disseminando informações para outras pessoas sobre a situação das mulheres, crianças e famílias indígenas, para pressionar pela reabertura da Casa de Passagem.

 

Fonte: SEEB Curitiba

Close