fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:56 Notícias, Recentes

Brasil retorna à marca de mil mortes por covid-19 em um dia

Nesta quinta-feira (03), a taxa de mortalidade por covid-19 no Brasil chegou a um novo pico para 2022, com 1.041 mortos em um único dia. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em sua base de dados oficial. A marca não era atingida desde agosto de 2021, quando começou a campanha de vacinação para a população mais jovem no Brasil.

O número de mortes por dia apresentou aumento constante desde o início de janeiro, quando a mortalidade oscilava ao redor de 100 óbitos diários: a menor taxa desde a primeira onda da pandemia. Esse período entre a queda e o novo pico de mortes acontece paralelamente a uma nova onda de contágios que já alcançou 298 mil novos casos em um dia: marca única ao longo da pandemia, não alcançada nas ondas anteriores.

O atual cenário apresentado pela pandemia confirma o que já vinha sendo apontado por infectologistas consultados pelo Congresso em Foco: com o avanço da variante Ômicron, mais contagiosa do que as demais, os índices de transmissão tendem a apresentar brusco aumento, potencializado pelo retorno das atividades presenciais desde janeiro. Com o avanço da vacinação, porém, a taxa de mortalidade não avança na mesma proporção.

Mesmo com as vacinas mantendo baixa a proporção de mortos por contaminados pela covid-19, a mais recente marca reforça a importância de preservar as medidas de prevenção no presente momento. Além da vacinação, é necessário preservar o uso de máscaras e evitar aglomerações.

Fonte: Congresso em Foco

Close