fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:58 Destaque, Notícias

Fetec parabeniza o Partido dos Trabalhadores (PT) pelos seus 42 anos de luta

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) parabeniza o Partido dos Trabalhadores (PT) pelos seus 42 anos de fundação e pelos serviços prestados para a categoria bancária e também aos milhares de brasileiros e brasileiras que puderam melhorar de vida durante os anos em que o PT comandou o País.

A Fetec tem orgulho de caminhar lado a lado com o PT. Nos anos Lula e Dilma que os avanços sociais foram mais significativos, que beneficiou a todos. “Foi no governo do PT que iniciou a campanha salarial unificada da nossa categoria. Também foi neste período que marcou o primeiro acordo com reajuste para os trabalhadores de bancos públicos. A Fetec participou disso. Não tem como não sentir orgulho e saudades deste período”, avalia o secretário de comunicação da Fetec, Junior Cesar Dias.

O presidente da Fetec, Deonísio Schmidt, teceu elogios e reconheceu a importância do PT. “O PT, junto com a CUT, são duas das mais importantes organizações fundadas pelos trabalhadores na história do Brasil. A união da luta sindical, com a representação no parlamento e no executivo representam a necessária relação para a defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo. Fortalece a luta por direitos quando esta relação é bem representada e com atuação autônoma. Parabéns ao PT pelo seu dia e sua luta”.

A representante da regional Pactu Nivalda Sguissardi parabeniza o PT pela data. “Um partido do povo, para o povo. Não tem como não lembrar do PT quando se fala em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Que o partido continue crescendo cada vez mais e que retorne ao poder o quanto antes para nos livrar da extrema-direita”, opina.

Um pouco da história do PT

Embora tenha sido criado em 1980, já em 1978 o então presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha o desejo de criar um partido que atendesse aos trabalhadores e trabalhadoras do País que sofriam com os constantes desmandos da ditadura militar, como hiper inflação, arrocho salarial, desemprego, entre outros problemas.

Ao longo destes 42 anos, o PT cresceu, ganhou a simpatia da população mais humilde e iniciou uma revolução no Brasil. Foi neste período que as pessoas tiveram mais acessos a bens de consumo, a poder ver os filhos em universidade e ainda puderam ver o País saindo do mapa da fome da Organização das Nações Unidas.

Infelizmente, uma elite atrasada e preconceituosa orquestrou um golpe bem sucedido contra o partido que defende os trabalhadores e trabalhadoras. De 2016 (ano do golpe) para cá, o que se viu foi uma regressão de 50 anos nas políticas públicas, a fome voltando com força, alto índice de desemprego e o retorno da carestia, termo que tinha sido extinto nos governos do PT.

Um dos momentos chave deste golpe foi quando a Farsa Jato, principalmente na figura do seu então juiz, prendeu de forma covarde e arbitrária o ex-presidente Lula, que liderava as pesquisas de voto com muita folga. O resultado está aí: elegeram uma pessoa sem qualquer tipo de caráter, com um pé no fascismo. Ah, sabem o que aconteceu com o tal juiz? Foi ministro do atual ocupante do Palácio do Planalto. Coincidência?

Esperança

Mesmo com todos estes percalços, seguimos esperançosos. Lula é candidato e representa a oportunidade de um futuro melhor. Livre, ele demonstra o Brasil ainda pode ter jeito. Não vai ser fácil. Mas quem já colocou o País nos trilhos uma vez, pode muito bem fazer isso novamente.

VIVA O PT!!!

VIVA LULA!!!

VIVA O POVO BRASILEIRO!!!

Foto: Juca Martins

Texto: Flávio Augusto Laginski, com informações do site do PT

Fonte: Fetec

Close