fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:33 Destaque, Sindicatos

Fetec lamenta a morte de Wilson Previdi, histórico dirigente sindical

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) está de luto. Morreu ontem, aos 90 anos, Wilson Previdi, histórico dirigente sindical que foi tesoureiro do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região no período de 1967 a 1971 e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ele morreu vítima de complicações da Covid-19.

O falecimento de Previdi foi comentada por importantes lideranças políticas do Paraná. O ex-governador Roberto Requião (sem partido) publicou uma mensagem em suas redes sociais. “Na juventude acompanhei a luta justa do Previdi, que hoje (ontem) faleceu. VIVO para NÓS seu exemplo de clareza e resistência!”, escreveu.

O deputado estadual e presidente do PT no Paraná, Arilson Chiorato, disse que “o Previdi foi uma importante liderança comunista e de esquerda no Paraná. Sempre mereceu respeito do PT e dos verdadeiros democratas paranaenses e brasileiros. A sua ausência será sentida nesse combate final ao fascismo e de retorno à democracia do País. Wilson Previdi, presente”.

O também deputado estadual Tadeu Veneri (PT) lamentou a perda do amigo, que foi seu padrinho de casamento, companheiro de lutas e de trabalho, pois ambos trabalharam juntos no Banco do Brasil (BB). “Wilson Previdi foi um militante e dirigente do PCB, por onde passaram vários integrantes de sua família, a começar pelo bisavô. Deixo aqui a minha homenagem a este amigo que fez parte de tantos momentos importantes da minha vida e da história da resistência à ditadura no Paraná”.

A ex-presidenta da Fetec e do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, Marisa Stedile, agradeceu toda a história de Previdi tanto no meio bancário quanto no sindical. “Ele sempre foi um conselheiro de muita grandeza em minha vida sindical. Meus sentimentos de pesar à sua família e aos camaradas de primeira hora! Uma vida digna para ser reverenciada”, salienta.

Wilson Previdi, presente!

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close