fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:31 Agenda Sindical, Destaque

Live de lançamento dos Comitês em defesa da classe trabalhadora será nesta terça

Nesta terça-feira (22), a partir das 17h, o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, fará o lançamento oficial dos Comitês de luta em defesa da classe trabalhadora, pela vida e democracia, uma iniciativa da CUT e suas entidades filiadas que tem como fio condutor unir e organizar trabalhadores, trabalhadoras e a sociedade em torno da luta por um país melhor e mais justo. Todos podem participar.

O lançamento será feito por meio de uma live com transmissão simultânea nas redes sociais e pela TVT – TV dos Trabalhadores.

Os comitês serão um instrumento de luta para mobilizar trabalhadores e trabalhadoras para que o Brasil retome o rumo do desenvolvimento econômico e social do país, diz Sérgio Nobre.

Hoje vivemos o “momento mais difícil e dramático da classe trabalhadora e não é possível ficar indiferente ao que está acontecendo”, complementou o dirigente se referindo ao péssimo desempenho da economia nos últimos anos e suas consequências trágicas: desemprego, inflação e juros altos, fome e miséria.

Sérgio Nobre citou ainda os ataques aos direitos dos trabalhadores e ao patrimônio nacional incluindo os serviços públicos, que teve início no governo do golpista Michel Temer (MDB) e se aprofundou no governo de Jair Bolsonaro (PL), que enviou ao Congresso Nacional vários projetos de privatização, entre eles os dos Correios e da Eletrobras.

Durante o lançamento dos comitês, cuja articulação será baseada em solidariedade, marca registrada da CUT, o presidente da Central fará uma exposição da atual conjuntura, trazendo a público todas as mazelas provocadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) na área econômica e também as relacionadas à crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 644 mil brasileiros.  

Todos podem participar dos Comitês

Sérgio Nobre explicará como cada um de nós, cidadãos e cidadãs, trabalhadores brasileiros, poderá contribuir e atuar para lutar por um Brasil digno, livre de políticas que penalizam a população.

Ele lembra também que o ano de 2022 é chave para a luta contra o governo de Bolsonaro. “Este ano vai definir a nossa vida. É um ano de eleições e temos que eleger quem está comprometido com a classe trabalhadora”, afirma Sérgio Nobre.

Organização e atuação

Os comitês serão formados a partir das entidades filiadas à CUT, com a realização de assembleias, plenárias e outras atividades de formação com participação e atuação dos trabalhadores.

“É princípio da CUT mobilizar os trabalhadores em torno das lutas que interessam diretamente a eles, que tem influência direta na vida e no futuro desses trabalhadores. Desde sua fundação a CUT prioriza a organização da classe. Não é à toa que nosso lema é ‘somos fortes, somos CUT’. Porque é assim que acontece. A CUT está onde o trabalhador está”, acrescenta Carmen Foro, Secretária-geral da Central.

O dirigente reforça que o trabalho de organização será um trabalho de solidariedade, escuta, diálogo, organização e luta, a partir das bases das CUT, que são os sindicatos, federações e confederações.

A partir daí, ela explica, ocorrerá também a ‘multiplicação’, em que outros espaços também terão papel de comitês, como escolas, comunidades, associações, a igreja e outros.

Brigadas digitais

Ao longo dos anos, a CUT já tem tomado iniciativas de enfrentamento à ofensiva conservadora da extrema direita. As Brigadas Digitais da CUT, por exemplo, é uma estratégia que tomou forma no ano passado e cresce a cada dia com a adesão de milharres de militantes em torno da desconstrução das mentiras propagadas pela tropa de Bolsonaro, que resultaram na eleição do atual governo.

“Não podemos permitir que as fake news levem o Brasil a errar de novo”, diz o presidente da CUT, Sérgio Nobre.

Tarefa das Brigadas é também reforçar todas as ações e políticas positivas dos governos populares de Lula e Dilma (PT) que promoveram a ascensão das classes mais vulneráveis.

“Nossa responsabilidade é mostrar que temos um país em que muitos passam fome, não tem o que comer e poucos tem muito. É um trabalho de formação, de educação popular. Compreender esse cenário é fundamental para que possamos mudar o país”, diz Rosane Bertotti, que também participará da live de lançamento dos Comitês.

Durante a live, a dirigente também trará mais informações sobre como como cada trabalhador e trabalhadora pode fazer parte deste movimento.

Nas redes

Ao mesmo tempo em que os Comitês estarão nos mais diversos espaços como as ruas, as escolas e todos os lugares onde se possa estabelecer uma verdadeira rede de solidariedade, as redes sociais também deverão ser ocupadas.

“Estaremos em todas as redes. Cada um de nós que fará parte dessa mobilização, pode e deve utilizar suas redes sociais para dar visibilidade a essa luta, que é uma luta de todos, para defender empregos, renda, direitos, os serviços públicos, o SUS e tudo o que diz respeito a nós trabalhadores”, diz Roni Barbosa, secretário de Comunicação da CUT.

O dirigente lembra que as redes sociais são um instrumento importante de diálogo, mobilização e pressão, como a ferramenta da CUT que leva esse nome. “Pelo Na Pressão, já conseguimos barrar projetos que iam contra os interesses da classe trabalhadora”, ele diz. Um exemplo é a reforma Administrativa, travada no Congresso após milhões de mensagens chegarem aos parlamentares sobre a contrariedade do povo em relação a reforma.

“Se votar, não volta”, avisavam os trabalhadores aos deputados, lembrando-os que se aprovassem a reforma, não teriam votos para serem reeleitos. 

Live

A transmissão da live tem início a partir das 17h pelas redes sociais da CUT, da TVT e das entidades filiadas à Central, bem como de movimentos populares aliados à iniciativa.

Para ‘cruzar’ a transmissão, ou seja, transmitir a partir da página de cada entidade, é necessário entrar em contato com a secretaria de Comunicação da CUT, pelo WhatsApp (11)- 98181-9484, com Alex Capuano.

Ficha:

– Lançamento dos Comitês de Luta da CUT

– Terça-feira, 22 de fevereiro, às 17h

Onde assistir

Facebook

@CutBrasil

@RedeTVT

Youtube

/CutBrasil

/RedeTVT

TVT

– Canal 44.1 – sinal digital HD aberto

– Canal 512 NET HD-ABC

Fonte: CUT

Close