fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:57 Agenda Sindical, Destaque

Abertura do 6º Congresso ressalta importância da Contraf-CUT para a reconstrução do país

Com o tema “Reconstruir o Brasil que a gente quer”, começou na tarde desta sexta-feira (1º), o 6º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo. Em decorrência da pandemia da covid-19, a atividade está sendo realizada em formato híbrido.

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, ressaltou em sua fala a importância do lema do 6º Congresso: reconstruir o Brasil que a gente quer. “Essa é uma tarefa de todos nós, e se ficarmos parados, não vamos conseguir”, alertou. “O Bolsonaro, junto com o golpe de 2016, destruiu o Brasil para retirar direitos, para empobrecer o país, para implementar um país para poucos”, disse.

Para Juvandia, o grupo que hoje ocupa o poder “atua como um Robin Hood ao contrário, gerando ambiente de negócios para o capital estrangeiro, e quem paga a conta é a população, que está voltando a cozinhar com álcool, ou deixando de cozinhar, porque não tem o que comer. Essa é a lógica perversa desse golpe, entregar o país”.

Por isso, Juvandia enfatizou a importância das eleições de 2022. “A eleição de um candidato comprometido com os trabalhadores é importante para o Brasil, para a democracia, para a América Latina, para o mundo e também para termos desenvolvimento com distribuição de renda, geração de emprego e conteúdo nacional. Temos que lutar por uma reforma tributária que distribua renda, para que a educação não seja privilégio. Esse é nosso sonho, e nós temos que fazê-lo, e não esperar que alguém faça por nós”.

A presidenta também incentivou as mobilizações necessárias para este ano de 2022, que será de muita luta. “Passamos anos resistindo, mas este ano acordamos com a ideia de que vai dar certo. Vamos sair deste congresso com um plano de luta. Temos que lutar para que todos tenham comida, casa, trabalho, para que haja igualdade de gênero. É fundamental a gente lutar por isso, temos que combater o machismo, a violência contra a mulher, a violência contra o jovem negro. Temos que reconstruir o Brasil que a gente quer”.

Por meio de vídeo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também destacou a situação do país e necessidade de mudanças. “Nós precisamos ter muita sensibilidade para tirar o Brasil da situação que ele se encontra, pois ele foi semidestruído e vocês sabem que para construir uma coisa, por menor que seja, a gente leva anos, e para destruir leva um minuto. E este fascista que está governando o Brasil, junto com seu ministro da Economia, querem privatizar tudo. E uma categoria do porte como a bancária é que pode resistir e impedir que isso aconteça”, disse o ex-presidente (veja abaixo o vídeo com a fala na íntegra).

Fonte: Contraf-CUT

Close