fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:01 Notícias, Recentes

Setor financeiro é o que mais recebe queixas de consumidores

O portal consumidor.gov.br recebeu 513.283 reclamações nos 4 primeiros meses de 2022. As queixas subiram 10% em relação ao mesmo período de 2021 e se dirigem principalmente ao setor financeiro.

Bancos, instituições financeiras e administradoras de cartões receberam 137.666 reclamações de janeiro a abril. Isto é, quase 27% de todas as queixas registradas no consumidor.gov.br nos 4 primeiros meses deste ano.

Os cartões e o crédito consignado são os maiores alvos dos consumidores. Só os problemas com cartões de crédito, débito e de loja renderam 47.961 registros e os do crédito consignado, 26.789.

Em nota, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) disse que esse volume de queixas reflete o aumento do uso dos cartões e do portal de reclamações do governo. Segundo a associação, “a plataforma registra apenas uma reclamação para mais de 230 mil transações com cartões”.

“A análise de dados relacionados a reclamações precisa considerar também que o uso do cartão e dos pagamentos digitais pelos brasileiros tem crescido a taxas superiores a 30%, tendo registrado mais de 30 bilhões de transações apenas em 2021– o equivalente a mais de 85 milhões de pagamentos por dia”, afirmou a Abecs.

Já a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que implementou a autorregulação do crédito consignado em 2020 para coibir “más práticas” na oferta do produto. Desde então, 875 correspondentes bancários já foram advertidos ou tiveram atividades suspensas.

TRANSPORTE AÉREO CRESCE

As queixas contra o setor aéreo subiram 83% no 1º quadrimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. Com isso, o transporte aéreo saiu do 5º para o 3º lugar do ranking de segmentos econômicos com o maior número de reclamações no consumidor.gov.br.

O portal registrou 54.937 queixas contra o setor aéreo nos 4 primeiros meses deste ano. Cerca de 25% dizem respeito a dificuldade ou ao atraso na devolução de valores e reembolso. Outros 10% são sobre cancelamentos de voos.

Com a alta das queixas, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) pediu que os Procons verifiquem as denúncias contra as aéreas. Além disso, recomendou que essas empresas melhorem a comunicação com o consumidor e informem sobre mudanças regulatórias.

A AirHelp disse que o aumento das queixas reflete a retomada do setor e os efeitos da ômicron. A variante da covid-19 causou uma série de cancelamentos no início do ano, justamente no momento em que muitos passageiros aproveitavam as férias e o relaxamento das medidas de prevenção à covid-19 para voltar a viajar de avião.

PORTAL

O consumidor.gov.br é um portal da Secretaria Nacional do Consumidor que permite a interlocução entre consumidores e empresas, para a solução de conflitos de consumo pela internet. O portal busca mediar o conflito antes de o consumidor recorrer aos Procons e à Justiça.

Hoje, o índice médio de solução é de 77% e o tempo médio de resposta é de 7 dias no portal. A Senacon disse que o consumidor.gov.br é “eficiente na resolução de problemas entre empresas e consumidores”. Além disso, fornece informações que contribuem com as ações de monitoramento de mercado e defesa dos interesses dos consumidores.

Fonte: Poder 360

Close