fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:18 Recentes, Regional Curitiba

90 anos do Sindicato: uma jornada histórica construindo o futuro

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região avança em 2022 rumo ao seu centenário como entidade que defende os direitos dos trabalhadores, a democracia participativa, as liberdades individuais e coletivas e a justiça social, olhando para um mundo com maior pluralidade, menos desigualdades e sem preconceitos de raça, gênero e diversidade.

Comemoramos todos, nesta quarta-feira, 06 de julho, os 90 anos do Sindicato como entidade que tem consolidada sua atuação em diversas frentes: seja na mesa de negociação, na mobilização nos locais de trabalho ou nas ruas, e se necessário, no enfrentamento jurídico, para a defesa dos direitos de todos os trabalhadores.

E é esse olhar a partir desse lugar, das relações de trabalho e do papel das instituições financeiras, que não nos furtamos de, além de lutar para garantir e manter condições dignas de trabalho, segurança e bem-estar social das trabalhadoras e dos trabalhadores, que o Sindicato atua para denunciar e exigir maior responsabilidade social e fomento à infraestrutura do país por parte dos bancos e das financeiras.

Vivemos nesses vinte e poucos anos de novo século (e também novo milênio!) uma transição, em queda livre, primeiro, de uma conjuntura política e econômica forjada nas demandas coletivas para pensar o bem-estar de toda a população, com uma sociedade mais justa, concebida na primeira década e meia dos anos 2000. E agora, essa terrível realidade que nos é empurrada nesses últimos anos. Uma conjuntura difícil, instável, de retrocessos, perda do poder de compra dos trabalhadores, de miserabilidade do estrato social mais vulnerável e empobrecimento de toda classe trabalhadora.

E esse cenário também se reflete nos resultados que obtemos em nossas lutas coletivas específicas para as relações de trabalho: se estamos vivendo em governos que atuam para fragilizar e retirar direitos históricos de décadas dos trabalhadores, essa realidade está diretamente ligada ao enfraquecimento dos sindicatos que, com menor potencial de atuação, perdem a estrutura humana e física, resultando em reflexos sem precedentes para as lutas da classe trabalhadora.

Podemos retroceder nesse túnel do tempo para elencarmos nossas conquistas históricas, mantidas ao longo dos anos com muita resistência, organização e unidade nacional para o enfrentamento. Parece simples termos uma jornada legal de 6 horas desde 1933; adicional por tempo de serviço desde a greve de 20 dias de 1946; gratificação de função desde 1962? Inclusive, foi neste ano que a jornada de trabalho aos sábados foi extinta e agora, 60 anos depois, esse direito está em risco!

Nossas demandas coletivas foram se modificando ao longo dos anos. Temos uma convenção coletiva com abrangência para todo o país, garantindo os mesmos direitos financeiros, sociais e de condições de trabalho para trabalhadores de todos os bancos há 30 anos! Mais recente conquistamos a convenção unitária para os trabalhadores das financeiras. Caminhamos para o desafio de estabelecermos dinâmicas de luta e de garantias de direitos para todos e todas que trabalham no ramo financeiro.

Essa preocupação é também motivação, mas que apareceu em caminhos tortos, com o avanço da substituição de emprego por tecnologia, e intempestivas, quando fomos empurrados para o trabalho remoto para que condições sanitárias fossem respeitadas na pandemia, em respeito à vida e a condições dignas.

E são todos esses motivos que nos conduzem para construir o futuro, mas não amanhã, agora, ontem, todos os dias que mobilizamos nossas forças coletivas para atuar em defesa dos trabalhadores.

São nove décadas que nos trazem legitimidade e nos dão respaldo, mas essa receita não é pronta, ela é costurada, por todos vocês, trabalhadores das instituições financeiras, que se apoiam na luta coletiva, fortalecendo a mesa de negociação, sendo mais um a fazer parte das nossas vitórias.

E ao comemorar e rememorar esses 90 anos de existência do Sindicato, nosso túnel do tempo é conduzido por você e também nos leva até você, o trabalhador, que é a base de toda nossa atuação, de nossas vitórias, de nossa continuidade. Vamos todos e todas celebrar: #EuFaçoParte.

Fonte: Seeb Curitiba

Close