fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:54 Notícias

Atos pela paz serão realizados no fim de semana em várias cidades do Brasil

Em várias cidades do Brasil serão realizados, nos próximos sábado (16) e domingo (17), atos paz, por justiça, eleições justas e democracia. Os atos são uma reação pacífica à morte brutal do dirigente petista e sindicalista de Foz do Iguaçu (PR) Marcelo Arruda no último sábado. Pai de 4 filhos, Marcelo foi assassinado durante sua festa de aniversário pelo bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, policial federal penitenciário, que ele não conhecia. Confira onde tem ato abaixo.

Para os organizadores dos atos, este foi o mais violento dos crimes praticados por seguidores e entusiastas do discurso de ódio de Jair Bolsonaro (PL), seus familiares e aliados. Com esse estímulo à bárbarie, os registros de violência contra lideranças políticas cresceram 23% este ano, em que serão realizadas eleições para escolher o novo presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, em relação a 2020, ano de eleições municipais.

Nos primeiros seis meses deste na ano foram registrados 214 casos contra 174 no mesmo período de 2020. A violência vai desde ameaças, agressões, atentados até homicídios e sequestro das lideranças e familiares.

A democracia depende de eleições justas, e a justiça só é plena, dizem os organizadores dos atos pela paz, entre eles presidente das centrais sindicais e familiares de Marcelo, quando os direitos políticos são garantidos a todas as pessoas de forma integral e igualitária.

Confira onde serão realizados atos pela paz

São Paulo

No sábado (16), dirigentes da CUT e mais nove centrais sindicais participam de Ato inter-religioso contra a Violência, às 10h, na Catedral da Sé, em São Paulo. Os presidentes das centrais divulgaram nota convocando filiados e a sociedade para participar.

“É preciso que grande parte da sociedade se una nesse esforço. É importante que haja essa manifestação, que demonstra que a gente tem que começar a dar um basta na violência. A gente só vai recuperar a dignidade e o que foi destruído nos últimos anos se houver uma grande mobilização”, afirmou Antonio Funari Filho, presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, um dos organizadores do ao.

No domingo (17), será realizado o ato “Justiça para Marcelo Arruda. Chega de violência política”, às 10h, em frente ao Masp, na Avenida Paulista.

Em Osasco (SP), também no domingo, às 10h, será realizado um ato na Capelinha do Helena Maria. 

Foz do Iguaçu

No domingo (17), será realizado um ato, organizado por amigos e familiares de Marcelo Arruda, às 10h na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu.

Curitiba

No domingo, às 10h, será realizado um ato na Praça Tirandentes, em frente à Catedral, de Curitiba (PR).

Fonte: CUT

Close