fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:37 Banco do Brasil, Recentes, Regional Curitiba

Após assalto, Sindicato visita Agência BB Seminário

Na tarde da última segunda-feira, 18 de julho, dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região estiveram na Agência Banco do Brasil Seminário, após receberem informações de um assalto no local. Segundo relatos, os assaltantes utilizaram o banheiro para burlar a segurança e entrar com as armas. Depois disso, renderam um dos vigilantes e assaltaram a agência. Não houve troca de tiros, nem feridos.

Durante a visita, as dirigentes sindicais prestaram solidariedade às vítimas do assalto, orientaram sobre os procedimentos necessários e fiscalizaram para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos pelo banco. “As tentativas de minimizar ou negar a gravidade dos fatos, sobretudo para os funcionários que trabalham na função de Caixa/PSO, não contribuem para que eles se sintam acolhidos e respeitados em suas necessidades psicológicas. Um assalto a mão armada é gravíssimo! Vidas estiveram em risco, ainda mais em tempos de tanta violência e banalização”, avalia a dirigente sindical Ana Busato.

“Nossa preocupação é com a segurança e com a saúde física e mental dos funcionários, que ficam sempre muito abalados nessas situações. Mesmo não tendo feridos, os funcionários que presenciaram o roubo ficam abalados psicologicamente”, acrescenta Patrícia Carbornal, secretária de Saúde do Sindicato. “Vale destacar que a emissão de CAT em casos de assalto é indispensável e não requer afastamento do trabalho, ela é o registro da exposição a que o bancário foi submetido. Se, futuramente, o trabalhador vier a desenvolver quadros de doenças psicológicas, por exemplo, a CAT será o documento que comprovará o nexo entre o distúrbio e as condições de trabalho”, explica.

O que os bancos devem fazer em caso de assaltos:

> O banco deve emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para todos os funcionários presentes no assalto, encaminhando-a ao INSS;

> Não cabe ao banco dizer se houve ou não redução ou perda da capacidade laborativa, isso é de responsabilidade do INSS;

> Todos os funcionários presentes no assalto devem receber acompanhamento psicológico adequado;

> Todos os funcionários presentes no assalto têm o direito de se afastar devido a questões psicológicas;

> Todos os funcionários presentes no assalto têm direito a prioridade ao manifestar interesse na remoção para outra unidade.

Secretaria de Saúde e Jurídica

Além do acompanhamento de casos como esse, o Sindicato também dispõe, por meio de sua Secretaria de Saúde, de apoio psicológico e atendimento de Serviço Social para receber, acolher e orientar as demandas dos trabalhadores. Também está à disposição da categoria a assistência jurídica, realizada pela Secretaria de Assuntos Jurídicos, caso os direitos não sejam respeitados e garantidos.

Fonte: Seeb Curitiba

Close