fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:31 Recentes, Regional PACTU

Sindicatos do Pactu participam de protesto nacional dos bancários do Santander

Nesta quarta, 27/07, os sindicatos de bancários do Pactu (Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava) realizaram protestos contra a reestruturação adotada pelo Banco Santander. As atividades foram realizadas atendendo convocação da Contraf-CUT, que orientou os bancários do Santander e seus sindicatos a protestarem contra o banco entre os dias 26 e 29/07. Na terça, 26, já houve protestos e paralisações em vários estados do país. Em razão disto, o banco se comprometeu a receber os sindicatos para discutir o assunto na próxima semana.

Os bancários do Santander protestam contra a extensão do horário de atendimento gerencial e também contra todo o processo de reestruturação promovido pelo banco, iniciado já há alguns anos, com a extinção dos cargos de gerentes de atendimento, demissões, terceirizações de diversos setores e, agora, ampliação do horário de atendimento gerencial das 9h às 17h.

Sandro José Zanona, presidente em exercício do Sindicato dos Bancários de Guarapuava e bancário no Santander, afirmou que “a ampliação do horário de atendimento no Santander vem acompanhada do corte de funcionários, o que é um absurdo inaceitável, e foi implementada sem negociação com os sindicatos, repetindo a falta de respeito demonstrada pleo banco em vários outros momentos.

Dados do balanço do Santander mostram que, em um ano, a carteira digital do banco cresceu 17%; no mesmo período houve crescimento de 8% de clientes tradicionais. Em cinco anos, do primeiro trimestre de 2016 ao primeiro trimestre de 2022, a média de clientes por funcionário cresceu de 656 para 1.116. No período houve aumento de 166% no número de clientes e redução de 2,1% no número de funcionários.

Fonte: Pactu

Close