fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:17 Notícias

Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 45% das intenções de voto contra 33% de Bolsonaro

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida pela Presidência da República com 12 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e, como tem mais votos do que todos os demais candidatos somados, pode vencer a eleição no primeiro turno, em 2 de outubro,  segundo a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17).

De acordo com a pesquisa, no primeiro turno Lula tem 45% das intenções de voto, contra 33% de Bolsonaro. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), tem 6% e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 3%. Os demais candidatos não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

6% disseram que irão votar em branco, anular ou deixar de votar. Outros 6% ainda estão indecisos.

Lula vence em todas as faixas etárias e entre os sexos masculino e feminino. Bolsonaro vence entre quem tem ensino superior (41% a 33%) e está tecnicamente empatado entre quem ganha mais de 5 salários mínimos (38% a 34%), e acordo com a pesquisa.

Efeito Auxílio Brasil

A pesquisa também mediu o efeito do aumento temporário do Auxílio Brasil – de R$ 400 para R$ 600, apenas até dezembro – nas intenções de voto dos mais pobres e o resultado não foi o esperado pela campanha de Bolsonaro que, junto com ele e os parlamentares que apoiam o governo,  investiu pesado na aprovação de um projeto que driblou a legislação eleitoral para autorizar o aumento.

As intenções de voto em Lula cresceram cinco pontos porcentuais e alcançaram 57% entre os eleitores que recebem o Auxílio Brasil; Bolsonaro oscilou dois pontos para baixo e agora tem 27%.

Apenas 24% dos entrevistados disseram que as chances em votar em Bolsonaro crescem com o aumento do Auxílio Brasil; 31% dos ouvidos dizem o mesmo sobre a redução do ICMS.

Medidas eleitoreiras

62% dos entrevistados dizem que as medidas econômicas do governo são para ajudar a reeleição do atual presidente e 33% acreditam que são medidas destinadas a ajudar as pessoas.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula ganha de Bolsonaro por 51% votos contra 38%. Neste caso, os indecisos alcançam 4% e disseram que vão votar branco, anular ou não vão votar outros 7%.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest ouviu presencialmente duas mil pessoas entre os dias 11 e 14 de agosto.

O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01167/2022.

Foto: Ricardo Stuckert

Fonte: CUT

Close