fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:13 Notícias

Lula no Ratinho: ‘Bolsonaro sabe que sou melhor que ele para cuidar do povo’

Em entrevista ao Programa do Ratinho, do STB, O candidato da coligação Brasil da Esperança, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela forma que tratou a pandemia Brasil. Como Bolsonaro é “meio ignorantão, meio chucro”, disse Lula, deveria ter montado um comitê de especialistas para ajudar no combate à doença. Além disso, se tivesse comprado as vacinas no momento certo, cerca de 400 mil vidas poderiam ter sido poupadas, disse o petista.

Desse modo, Lula provocou o adversário, que está 14 pontos atrás, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22), minutos antes de começar a entrevista. “Ele (Bolsonaro) sabe que sou melhor do que ele para cuidar do povo. O povo sabe que fui o melhor presidente da história desse país, porque cuidei do povo. A palavra correta não é governar, é cuidar do povo”.

Assim, Ratinho chegou a reconhecer que Lula é “encantador”. E perguntou se o que tem na garrafinha que Lula bebe durante os comícios é água ou cachaça. “É água”, disse Lula, que destacou a rouquidão na sua voz, que lhe obriga a fazer acompanhamento com fonoaudiólogos para aguentar o ritmo de campanha. Mas brincou com o apresentar. “Mas eu gosto de uma cachacinha. Nós já tomamos juntos, no alto da Lapa (em São Paulo), onde eu comi a melhor rabada”, afirmou o ex-presidente.

Salário mínimo e emprego

Ratinho disse ser “meio contra” dar dinheiro para quem não tem trabalho. Assim, ele reproduziu preconceitos ao dizer que os beneficiários do Bolsa Família preferiam ganhar uma “mixaria”, em vez de procurar emprego. Lula afirmou que criou o programa porque uma parcela da população vivia “abaixo da linha da pobreza”. Além disso, afirmou que ninguém dá emprego se não há consumo.

Nesse sentido, destacou como o principal avanço do seu governo o aumento real do salário mínimo, que teve valorização de 77% entre 2003 e 2014. Questionado como iria fazer para aumentar o salário mínimo novamente, Lula detalhou a fórmula adotada no seu governo, que combinava a reposição da inflação mais o índice de crescimento do PIB nos dois anos anteriores. Como resultado, citou a criação de 22 milhões de empregos com carteira assinada, durante as gestões petistas.

Esquerda e MST

Ratinho citou a atual crise econômica argentina para criticar os governos progressistas, e perguntou se Lula se considera de esquerda. “Me considero um cidadão de esquerda. Me considero um socialista refinado, porque defendo a propriedade privada, a liberdade de organização, o direito de greve”. De acordo com o ex-presidente, o que ele quer é “construir um mundo mais harmonioso e mais justo”. “Eu já fiz isso, todo mundo era mais feliz. Até você era mais feliz, até você dava mais risada”, disse ao apresentador.

O apresentador também quis saber se o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltaria a “invadir” terras num eventual governo Lula. O ex-presidente ressaltou que, durante o seu governo, destinou 52 milhões de hectares à reforma agrária, indenizando proprietários de terras devolutas. Além disso, afirmou que hoje os sem-terra “estão em outra”. “Estão produzindo, organizando cooperativas, e já viraram o maior produtor de arroz orgânico da América do Sul”. Sobre o tema, também disse que é preciso ampliar a produção de alimentos, reduzindo assim os custos para a população.

Perguntado se “vai ter casa para o povo”, Lula reafirmou que vai voltar com o programa Minha Casa Minha Vida. Também sinalizou para uma “revolução” na educação, com a retomada da ampliação do acesso às universidades. Disse que a Amazônia vale mais em pé, do que desmatada. E ressaltou que, no seu governo, as taxas de desmatamento caíram 80%.

“Lulinha paz e amor”

O candidato ainda ressaltou que, se eleito, pretende se reunir com todos os governadores, para definir investimentos em infraestrutura prioritários em cada estado. Lula disse que “ninguém melhor” do que ele para conversar com os governadores, sejam aliados ou de oposição. “Quero paz e amor. O Lulinha paz e amor voltou com força total”, brincou.

Ratinho também quis saber de Lula sobre um dos temas que mais provocam desinformação e fake news bolsonaristas: o financiamentos pelo BNDES de obras de infraestrutura em outros países, como Cuba, Venezuela e Bolívia. Lula explicou que essa atividade do banco estatal é uma ferramenta importante de criação de empregos no Brasil, já que os governos que pegavam empréstimos eram obrigados a contratar empresas brasileiras paras as obras. Além disso, que nos governos petistas nunca faltou financiamento para as empresas nacionais. E que não poderia usar os recursos do BNDES para financiar políticas sociais, por exemplo.

Outro “fantasma” citado por Ratinho foi a “regulação da mídia”. “Vai proibir o povo de ver vídeo de sacanagem na internet?”, indagou o apresentador. Lula afirmou que não é a presidência, mas o Congresso Nacional que tem atribuições para regular concessões públicas, como a TV e o Rádio, além de estabelecer regras para a comunicação eletrônica. Por outro lado, ele lembrou que o atual marco regulatório dos meios de comunicação é de 1962, “do tempo do telégrafo”. “Então é preciso tentar adaptar a legislação à realidade contemporânea que estamos vivendo”.

Veja a entrevista completa

Fonte: RBA

Close